Notícias

CMEI Ivone Maria celebra projeto com bichinhos de estimação

14/08/2017

O Centro Infantil Ivone Maria dos Santos, localizado no bairro Centro, celebrou hoje (11), na Praça Paz de Deus, a aprendizagem construída com o projeto pedagógico envolvendo alunos e bichinhos de estimação.

A ideia inicial era mostrar que a relação afetuosa com animais de estimação constrói valores como responsabilidade, educação, convívio respeitoso e afetuoso entre pessoas e animais. Além disso, promove melhoras cognitivas em alunos com limitações físicas e psicológicas. 

Um dos casos de sucesso do projeto envolve um aluno portador de autismo deste CMEI e  o modo como seu comportamento melhorou, de uma maneira geral, depois do projeto. para saber mais sobre esse caso, clique AQUI.

Na ação realizada hoje pela manhã, em parceria com a Universidade Potiguar, foi realizado um trabalho com o apoio de cães terapêuticos, chamados assim porque foram treinados para tratar afetuosamente crianças portadoras de limitações físicas e psicológicas. "Esse trabalho reforça o sistema imunológico das crianças", disse o médico veterinário Rodrigo Padilha.

Com o apoio do Centro de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, foram doados aproximadamente 20 filhotes de cães e gatos. Os pets adotados já saíam da praça com uma coleira anti-leishmaniose. Marcelina Gomes, uma jovem com deficiência intelectual, foi uma das que adotou um dos cães expostos no evento. Seu pai, João Gomes, disse que a filha é surda-muda e a convivência com o animal fará bem a ela. 

"Este evento tomou uma dimensão enorme e agradecemos o apoio da Secretaria de Saúde e da Universidade Potiguar, bem como das empresas parcerias, a Ótica Diniz, coleiras Scalibor e Central Rações", comenta a diretora do CMEI Ivone Maria, Roselma Confessor.

No estande montado pelo CMEI na Praça Paz de Deus, houve exposição dos trabalhos feitos pelos alunos envolvendo pets, com apoio de suas famílias,  mostra literária temática, exposição de fotos dos pets e fisioterapia canina. o projeto é da Professora Andreia Limeira.
"Trabalhamos muitos valores da educação social e cidadã, e obtivemos os melhores resultados, um marco nas comemorações deste Dia do Estudante", disse a professora Andreia.

A Professora Pricilla Almeida comemora o fato de um projeto pedagógico ter se tornado um celeiro de serviços comunitários. "A população foi impactada positivamente com as parcerias construídas ao longo deste projeto pedagógico", disse Priscilla.

O Prefeito Rosano Taveira elogiou a iniciativa. "Ver essas crianças envolvidas neste projeto, construindo valores, cuidando de seus animais, isso é de muita importância. É uma satisfação apoiar junto às Secretarias de Saúde e Educação, as ações positivas que essa grande concentração traz como serviço à Parnamirim", disse o Prefeito.

Ana Lúcia Dantas, Secretária Adjunta Municipal de Educação, reforçou o reconhecimento ao CMEI Ivone Maria pelo projeto que trouxe uma mobilização positiva, envolvendo famílias, escola e comunidade. "Essa é a Educação que faz a diferença e que temos que impulsionar, cada vez mais, em nosso município", disse a adjunta.

A ação contou com mais de 20 alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade potiguar, médicos responsáveis pelas equipes, técnicos e servidores da Zoonoses, professores da Secretaria de Educação e empresários da cidade.

"Parabéns ao CMEI Ivone Maria pela iniciativa e a todos, por essa parceria que possibilita hoje esse grande evento. Certamente, prosseguiremos na realização de outros, sempre melhorando e oferecendo maiores serviços à população", encerrou Josivan Gomes, técnico da Zoonoses.
 


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: not45 Share on Google+