Notícias

SESAD e SESAP realizam hoje (14) capacitação antitabagismo

14/11/2017

Tabagismo é doença e deve ser tratado como tal. Por essa razão, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) realiza hoje (14) uma capacitação com profissionais da área, no auditório Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves.

Participam desta capacitação, enfermeiros e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Eles vieram revisar os conhecimentos teóricos sobre a doença tabagismo, as leis (federal e estadual) que tratam do assunto e as complicações para quem sofre com o problema.

Além disso, esta capacitação traz um Plano para Implantação da Abordagem e Tratamento do Tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS). "Parnamirim já tem iniciado este trabalho extremamente importante para a população", pontua a especialista em saúde pública da SESAP, Leonice Soares.

A coordenadora do programa antitabagismo da SESAP, Lizabete Guimarães, ministra uma palestra no evento, com o objetivo de equipar os servidores da saúde para montar novos grupos de treinamento antitabagismo. A SESAP oferece medicamentos para o tratamento de pacientes interessados.  

Na programação também são abordados os protocolos clínicos e as diretrizes terapêuticas que auxiliam no tratamento dos dependentes de nicotina, registrando a história clínica dos pacientes. Na ocasião, a SESAP está distribuindo a cartilha informativa "Deixando de fumar sem mistérios", manual do participante deste tratamento.


 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Share on Google+