Notícias

Programa Famílias Fortes tem resultados positivos no município

04/12/2017

A Secretaria Municipal de Assistência Social reúne hoje (04), coordenadores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e facilitadores do Programa federal Família Fortes (PFF) para a primeira avaliação anual das atividades no município. O encontro acontece no auditório Clênio José dos Santos, localizado no Centro Administrativo Agnelo Alves.

Esse é o segundo ano que o PFF é aplicado em Parnamirim, voltado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o objetivo de evitar o primeiro uso abusivo de alcóol e drogas, prevenir a gravidez precoce e reduzir o abandono escolar. Os programas Família Fortes, #TAMOJUNTO e Jogos Elos são da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e a Fiocruz.

A pesquisadora da Universidade de Brasília, Maria do Socorro Mendes, apresenta dados do PFF no Nordeste, englobando estados como o Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco. "A pesquisa avalia os primeiros resultados colhidos pelos pesquisadores considerando os pais, responsáveis e adolescentes atendidos pelo PFF", disse a pesquisadora Maria do Socorro.

A multiplicadora do PFF em Parnamirim, Adriana Damasceno, diz que os CRAS locais podem atender, em cada unidade, até 15 famílias dentro desse programa, diminuindo os fatores de risco e aumentando os fatores de proteção à saúde do seu público-alvo. "Apesar da deficiência na adesão da famílias, temos resultados positivos", diz a técnica Adriana Damasceno. 

Em curto prazo, o PFF avalia a melhoria na qualidade da relação familiar dos envolvidos no programa. A médio prazo, o aumento da eficácia da aprendizagem e o engajamento escolar. E a longo prazo, mudanças no comportamento antissocial, abandono escolar, gravidez precoce e uso de drogas entre adolescentes.
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+