Notícias

Projeto Rio de Leitura fica entre os 10 melhores do país

07/12/2017

O projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), que incentiva a leitura e o desenvolvimento das bibliotecas escolares no município, é um dos dez melhores em todo o país, de acordo com o Instituto Nacional Pró-Livro (IPL).

A titular da SEMEC, Francisca Henrique e a assessora técnica do Rio de Leitura, Angélica Vitalino, visitaram hoje (07) o gabinete do Prefeito Rosano Taveira, para entregar o selo de certificação do Prêmio IPL, em reconhecimento ao apoio da Prefeitura de Parnamirim ao projeto.

O IPL organizou uma cerimônia para reconhecer e premiar os maiores projetos nesta área, com o Prêmio Instituto Pró-Livro "Retratos da Leitura" 2017, que aconteceu no último dia 04/11, em São Paulo (SP).

Com apoio da Prefeitura, Angélica Vitalino, assessora técnica do projeto, foi receber o prêmio que eleva a qualidade da educação em Parnamirim, em nome da equipe. "Os jurados demonstraram que conheciam muito bem o projeto Rio de Leitura, fizeram uma análise muito bem feita, com apoio de grandes especialistas da área", conta a assessora Angélica Vitalino.

O principal objetivo da premiação é promover e difundir experiências para que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil, além de reconhecer as práticas de fomento à leitura.

O Rio de Leitura começou sua trajetória há 07 anos atrás, sempre apoiado pela Prefeitura, ao longo de quatro gestões municipais. A princípio, buscando a parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), na gestão da secretária Raimunda Basílio, frente à SEMEC. 

Em seguida, nas gestões posteriores da SEMEC, com Vandilma Oliveira, Rildo Cruz , até chegar à Francisca Henrique, que atualmente está à frente da pasta. Hoje, a Secretária Francisca fez uma homenagem ao projeto durante a audiência pública do Plano Municipal de Educação.

"O Rio de Leitura é um projeto que tem dado sua contribuição para elevar a educação em nosso município, por meio de diversas ações de fomento à leitura. Compartilhamos a vitória de podermos oferecer aos nossos alunos e educadores, a parceria com esse valoroso trabalho", disse a titular da SEMEC, Francisca Henrique.

Os finalistas da segunda edição do Prêmio Retratos de Leitura foram selecionados por categoria: 8 da Cadeia Produtiva, 11 das ONG´s, 07 da Mídia e 10 das Bibliotecas, entre os quais, "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura – Prefeitura Municipal de Parnamirim/ Parnamirim/RN".

"Lotado estava o auditório. Diferente dos likes das redes sociais, aqui eu ouço a palma de uma mão batendo na outra. Assovios. "Bravo!" E mais: vejo olhos e sorrisos aprovando em louvor público nossa pequena cidade, comparada à dimensão do chão paulista. Uma plateia seleta comunga, coletivamente, Quanta honra em representar minha Parnamirim! Meu RN tão sofrido! Ainda que as plateias sejam heterogêneas, esta aqui aplaude em coro: somos um dos dez melhores projetos do Brasil!", encerra Angélica vitalino.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+