Prefeitura de Parnamirim intensifica fiscalizações no litoral

12/01/2018

As Secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semur) e de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem) realizam neste final de semana uma operação conjunta para garantir a fluidez no trânsito, a segurança e o bem-estar dos veranistas no litoral de Parnamirim.

Para isso, equipes das duas secretarias trabalharão, durante o dia e à noite, com ações contínuas de fiscalização, que se estenderão até o final do verão. As ações contarão com apoio das Polícias Militar e Civil, além de equipes do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).

No que diz respeito a segurança, a Sesdem está atuando com ações ostensivas que contam com o apoio da PM, que durante o verão está empregando um efetivo extra, percorrendo as principais ruas e avenidas. Além disso, uma delegacia móvel estará funcionando durante todo o final de semana e até o final do carnaval.

Aproximadamente 50 homens, entre militares e técnicos ambientais estarão trabalhando nesta que é a primeira operação conjunta da recém-criada SESDEM em prol da segurança aos veranistas no litoral parnamirinense.

Para reforçar a segurança e também resolver com mais facilidade, eventuais problemas no trânsito, 14 câmeras de monitoramento estão instaladas no litoral, por meio da Prefeitura, através do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI).

As imagens dessas câmeras de monitoramento são acompanhadas por técnicos da SESDEM e pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Natal/RN, mas também podem ser acessadas por qualquer cidadão através do endereço eletrônico monitoramento.parnamirim.rn.gov.br.

"Estamos reforçando as estratégias de segurança e fiscalizações para garantir o bem-estar da população e a fluidez no trânsito, durante o verão no litoral de Parnamirim", disse o Secretário da SESDEM, Marcondes Rodrigues.

A Sesdem está empregando ainda um efetivo com agentes de trânsito para orientar os motoristas e garantir o máximo de fluidez no trânsito.

No que compete ao ordenamento do espaço público, a Semur está trabalhando para assegurar a livre circulação nas vias públicas, tanto dos pedestres, quanto de quem circula com veículos motorizados.

Equipes que trabalham no setor de urbanização estão orientando e autuando comerciantes e ambulantes quanto a ocupação indevida de ruas e calçadas.

De acordo com Gerson Flor, gerente de fiscalização urbanística da Semur, há cerca de três meses, a secretaria vem fazendo um trabalho de preventivo de conscientização com os comerciantes das parias de Pirangi, Cotovelo e Pium.

O trabalho é realizado desde a orla até a faixa urbana e vem funcionando como uma preparação para a efetivação do Projeto Orla, que deverá ser executado a partir de fevereiro e prevê o ordenamento do litoral.

“Nosso objetivo é organizar os espaços para que tenhamos um verão tranquilo, ordenado e bem organizado”, declarou o gerente de fiscalização da Semur.

Além do trabalho de conscientização com comerciantes e ambulantes, a secretaria realiza ainda a fiscalização ambiental para coibir a prática de uso dos chamados paredões de som que perturbam moradores e turistas gerando poluição sonora.

Gerson Flor acrescenta que o uso de som com volume acima do permitido é passível de autuações, podendo acarretar em multa e apreensão da aparelhagem sonora.

“Com o fim da greve da Polícia Militar, as equipes poderão contar com apoio do efetivo policial do 3º Batalhão e da Cipam, que é a Polícia Ambiental, garantindo assim, o cumprimento das legislações ambientais e assegurando o bem-estar da população”, disse.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro