Notícias SEMEC compe ncleo cidado com adolescentes para o Selo Unicef - 13/04/2018

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), por meio do seu Núcleo de Práticas Restaurativas e do Selo Unicef, está compondo o seu Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA) com o objetivo de incentivar o protagonismo social entre adolescentes, a partir das escolas públicas municipais.

“O NUCA é composto por no mínimo, 16 adolescentes, 8 meninos e 8 meninas, para discutir questões sobre seu próprio desenvolvimento, implementar ações e levar reivindicações à gestão pública municipal”, diz a assistente social da SEMEC e mobilizadora do NUCA, Jéssyca Gabriella.

O desafio é trabalhar entre adolescentes de Parnamirim, até o ano 2020, oito desafios: esporte para o desenvolvimento, segurança na Internet, redução da obesidade, inclusão e democracia escolar, saúde sexual e reprodutiva e o enfrentamento ao racismo e a desigualdade de gêneros.

O Selo Unicef está estruturado em dois eixos de acompanhamento dos trabalhos do município, que consideram o impacto social e os resultados sistêmicos resultantes destes trabalhos.

Parnamirim ganhou 4 vezes o Selo Unicef e fez a adesão para concorrer à edição 2017-2020, que terá resultado anunciado ao final deste quadriênio.

Para conquistar seu 5º Selo Unicef, em 2020, o município de Parnamirim precisará ter pontuado em pelo menos 60% dos indicadores estabelecidos pelo Unicef, como erradicação da pobreza, boa saúde e bem-estar e educação de qualidade.

No próximo mês de maio, uma comissão do Selo Unicef enviará à SEMEC, um guia metodológico orientando os próximos passos para a composição do NUCA, após a conclusão do cadastro dos adolescentes na plataforma virtual U-Report Brasil.

“Os alunos estão sendo indicados pelos gestores com base no perfil que considera práticas voluntárias em benefício social, boa comunicação, entre outros”, encerra a mobilizadora do NUCA, Jéssyca Gabriella.

 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+