Notícias Semas promove vasta programação contra a exploração sexual - 17/05/2018

Nesta sexta-feira (18) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil. Dentro desse tema, a Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está promovendo uma vasta programação.

Com o tema “Não se Cale, fale!”. a programação tem como objetivo  mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. 

“Precisamos garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura, livres do abuso e da exploração sexual”, disse a secretária Elienai Cartaxo.

Uma das atividades da programação será a realização de uma audiência pública, na Câmara Municipal com a participação de grupos de apoio e combate a esse tema.

Na manhã desta quinta-feira (17), foram realizadas blitz educativas no Centro da cidade, na Avenida Abel Cabral, no bairro de Nova Parnamirim e na feirinha de Pium, no litoral. 

Equipes da Assistência Social fizeram panfletagem e colocaram adesivos nos carros de quem passava pelo local. Os panfletos traziam orientações sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. 

Na próxima semana e ao longo de todo o mês, a programação segue com atividades em várias escolas do município, culminando com seminário sobre o tema no dia 30 de maio.

Rede de atendimento 

O primeiro passo que a família de criança e adolescente vítima de violência sexual deve seguir é procurar o Conselho Tutelar. Se a criança for do sexo feminino, será encaminhada para a maternidade e se for do sexo masculino, para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para realização de exames. Em seguida, essas crianças serão encaminhadas para o Creas para que seja feito o acompanhamento da família. 

Quem precisar do serviço pode ligar nos telefones 3644-8233 (Conselho 1) e 3208-3785 (Conselho 2), ou ainda se dirigir pessoalmente aos conselhos. P Conselho 1 fica localizado na Rua Tenente Ozório, 2016, no bairro Santos Reis. E o conselho 2 está localizado na Rua das Graças, 15, em Nova Parnamirim.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+