Notícias TANZ terá 68 grupos apresentando 441 coreografias no Cine Teatro - 24/05/2018

O cenário artístico potiguar está em contagem regressiva para a abertura de um dos festivais de dança mais prestigiados do país. Com apoio da Prefeitura de Parnamirim, o 3º TANZ Festival de Dança abrirá o cronograma dos seus espetáculos gratuitos na próxima quarta-feira (30), no Cine Teatro Municipal Ver. Paulo Barbosa da Silva. 

Encerradas no último domingo, dia 20 de maio, as inscrições para esta edição do TANZ superaram as expectativas dos organizadores e registraram quase o dobro de participação da edição de 2017. Para se ter uma ideia, no ano passado foram inscritas 239 coreografias.

"Este ano, o número de coreografias passou para 441. No ano passado foram 39 grupos ou escolas participantes e este ano 68 escolas ou grupos de dança que se apresentarão durante o evento", disse Tiana Costa, produtora do festival.

Para o curso de Ballet Clássico Infantil / Iniciante, que será ministrado pela professora Carolina Cox - Teresópolis/RJ – foi preciso abrir uma segunda turma, todas com lotação máxima. As aulas serão realizadas na quinta (31/05), sexta (01/06) e sábado (02/06) – 1ª turma das 08h às 9h30 / 2ª turma das 9h30 às 11h.

De acordo Haroldo Gomes, presidente da Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac), isso mostra a força que o festival vem alcançando a cada nova edição, uma vez que neste mesmo período, vão estar acontecendo dois outros festivais em Campina Grande e em Fortaleza.

“Desta forma consolidamos o festival como um dos principais eventos da dança da região Nordeste. Isso nos faz pensar sobre a possibilidade de redimensionar o festival, aumentando sua capacidade para o ano que vem”, destacou.

O Tanz Festival de Dança é promovido e realizado pela Prefeitura Municipal de Parnamirim/RN - através da Fundação Parnamirim de Cultura - e acontece nos dias 30 de maio a 03 de junho, nas instalações do Cine Teatro Municipal de Parnamirim. O Tanz traz para o Rio Grande do Norte, bailarinos renomados no Brasil e fora do país.

Confira os nomes dos convidados deste ano:

CAROLINA COX- Teresópolis/RJ - Jurada e ministrará o curso de Ballet Clássico Básico Infantil) e Iniciantes; bailarina e professora especializada em Ensino do Ballet Clássico Infantil e professora convidada da Academia de Ballet de Moscow na Província de Misiones, Argentina.

SÉRGIO MARSHALL - Teresópolis/RJ - Jurado e dará o curso de Ballet Clássico Intermediário. Primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Executou vários papéis principais e solos em grandes ballets. Atualmente é Professor, Coordenador e Diretor do NÚCLEO DE DANÇA, em Teresópolis.

PATRÍCIA ALMEIDA - Campo Grande/MS - professora de Ballet Clássico Avançado e jurada. Professora de Ballet clássico e Diretora do Estúdio de Dança Beatriz Almeida em MS. Consagrada por ter dançado em vários ballets de repertório durante o tempo em que esteve no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

PEDRO PIRES - Jurado - diretor da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, companhia convidada do espetáculo da Noite de Abertura do Tanz. Foi bailarino solista do Ballet Teatro Guaíra/PR e premiado diversas vezes como coreógrafo, figurinista e cenógrafo.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+