Notícias Violência sexual contra crianças e jovens é discutida nas escolas - 24/05/2018

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) deu início ontem (23) a um cronograma de ações nas escolas da rede municipal de ensino público. alusivas ao 18 de maio, Dia de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A primeira ação foi realizada na Escola Municipal Eulina Augusta de Almeida, no bairro Nova Esperança. O cronograma dessas ações foi definido em reunião do Ministério Público do RN com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, no último 15 de maio.

"Apesar da violência sexual contra crianças e adolescentes ser um tema muito delicado, não podemos nos esquivar de conduzi-lo de forma clara, sem causar medo, usando uma comunicação apropriada que favoreça o cuidado, o alerta e a prevenção ao problema, com apoio e debate junto às famílias e à sociedade", disse a Secretária da SEMEC, Ana Lúcia Maciel. 

De acordo com Elisângela Fonseca, Coordenadora do Núcleo Psicossocial da SEMEC, um trabalho conjunto tem sido desenvolvido nas escolas da rede municipal, com exibição do filme “O Segredo”, que aborda o tema da violência sexual e uma peça montada com os personagens Pipo e Fifi, abordando o mesmo assunto. A programação tem o apoio da psicóloga da SEMEC, Valeska Fernandes.

"O filme O Segredo é para os infantes do 4° e 5° anos e Pipo e Fifi são para os de 1° ao 3° anos. A abordagem é feita na perspectiva da criança conhecer o seu corpo e saber que existem partes dele que são íntimas e que ninguém pode tocá-lo para machucar, que não existe carinho em segredo. Que criança não namora, que namorar não é brincadeira", concluiu a Coordenadora do Núcleo Psicossocial da SEMEC, Elisângela Fonseca.

Veja o cronograma das próximas ações alusivas ao 18 de Maio nas escolas da rede municipal de ensino público.

DATAS ESCOLAS
Dia 06 de junho Esc. Mul. Historiador Hélio Mamede Galvão, bairro Vale do Sol
Dia 18 de julho  Esc. Mul. Raimunda Maria da Conceição, bairro Pium
 
Dia 14 de agosto Esc. Mul. Doutor Sadi Mendes Sobreira, bairro Nova Parnamirim
Dia 12 de setembro Esc. Mul. Jornalista  Rubens Manoel Lemos, bairro Nova Parnamirim 
Dia 10 de outubro 
 
Esc. Mul. Professora Francisca Fernandes da Rocha (Xixica), bairro Monte Castelo. 
Dia 07 de novembro
 
Esc. Mul. Cícero de Souza Melo, bairro Rosa dos Ventos.
Dia 05 de dezembro  Esc. Mul. Professora Ivanira de Vasconcelos Paisinho 

 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+