Notícias

Educação para o trânsito forma 600 alunos da escola pública

14/06/2018

Aproximadamente 600 alunos da rede municipal de ensino público de Parnamirim receberam hoje, simbolicamente, o certificado de conclusão do programa Educação para o Trânsito na Escola 2018, no Cine Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva.

O programa é conduzido pelo Comando Polícia  Rodoviária Estadual (CPRE) e foi implantado em Parnamirim na gestão Rosano Taveira, com apoio das Secretarias de Educação e Cultura (SEMEC) e de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM). Desde 2005, já formou mais de 18 mil alunos no RN.

"Parnamirim está de parabéns pelo trabalho de educação para o trânsito realizado por meio desse projeto nas escolas. O município é referência para o RN no acolhimento e incentivo a esta ideia. Parabéns aos instrutores do CPRE e a todos os envolvidos", disse o Comandante do CPRE e Diretor Geral do projeto, Tenente Comandante Francisco Melo dos Santos.

Foram contemplados nesta segunda edição do projeto, alunos dos 4ºs e 5ºs anos das Escolas José Fernandes, Íris de Almeida e Irene Soares, do bairro Monte Castelo; Escola Cícero Melo, em Rosa dos Ventos; e Escola Hélio Galvão, em Vale do Sol. A SEMEC já sinalizou que vai se articular com o CPRE para formar novas turmas neste segundo semestre.

"O projeto orienta os futuros condutores, multiplicando a ideia de boas práticas no trânsito a partir dos alunos, que repassam conhecimentos básicos sobre o mesmo junto a suas famílias, exercendo um tipo de vigilância educativa sobre os adultos nos seus grupos de convivência", ressaltou a Secretária de Educação, Ana Lúcia Maciel.

As aulas práticas e téoricas ensinam sobre o que é o trânsito, o respeito à sinalização e ao guarda de trânsito, não permitir uso de celular pelos condutores de veículos, usar o cinto de segurança e o capacete para motociclista e não brincar ao atravessar as ruas. "Os alunos aprovam o conteúdo e se identificam muito com os instrutores e as ideias do projeto", disse a professora Adir Sanz, da Escola Cícero Melo.

O Secretário da SESDEM, Marcondes Pinheiro, comemora a firme parceria do CPRE com a Prefeitura de Parnamirim, o que permitirá novas edições do projeto Educação para o Trânsito nas Escolas. "Estamos trabalhando pela segurança pública, e nesta ação, mais especificamente, a segurança que todos queremos ver no trânsito, diminuindo as estatísticas de acidentes e suas vítimas", disse o titular da SESDEM.

Artistas da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP) fizeram um momento cultural dentro da programação, com uma narrativa teatral sobre os cuidados necessários no trânsito e encerraram fazendo um grande coral com os versos "Do pedestre ao condutor, nós viemos educar!", para alegria dos alunos presentes.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+