Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS


    Secretária: Elienai Dantas Cartaxo

     

    Elienai Cartaxo nasceu, cresceu e construiu sua família em Parnamirim. Mãe de 2 filhos e avó de 3 netos. Formada em letras pela UFRN, professora aposentada pelo IFRN, é também Bacharel em Administração e pós-graduanda em Gestão Pública.
    Atuou 8 anos na Prefeitura Municipal de Parnamirim como Assessora Técnica e Secretária do gabinete civil na gestão do então prefeito Agnelo Alves. Vereadora no segundo mandato e vice-presidente da Câmara Municipal de Parnamirim por 2 anos, desenvolveu ações e projetos comprometidos com as necessidades da população, pautados na ética e na seriedade.



    Atribuições da Secretaria

    • Planejar, coordenar, avaliar e executar a política de assistência social e de inclusão social, amparada nos princípios de igualdade, solidariedade e de cidadania;
    • Planejar e coordenar a execução dos programas, projetos e atividades, que criem oportunidades de emprego e melhorem a renda da população menos favorecida;
    • Fomentar, articular e implementar políticas de apoio ao portador de necessidades especiais, propiciando-lhe os instrumentos e oportunidades de trabalho, lazer, habitação, mobilidade e acessibilidade, mediante parcerias com órgãos federais, estaduais, municipais e entidades civis;
    • Adotar medidas para melhorar as condições de habitabilidade da população carente, bem como dos assentamentos subnormais;
    • Planejar, coordenar e executar ações da assistência social que complementem as necessidades dos cidadãos em relação à família, à maternidade, à infância e à adolescência, e ao idoso;
    • Promover ações e eventos de cidadania nas diversas áreas do Município, em articulação com as demais Secretarias;
    • Orientar e estimular as ações de organizações não governamentais que atuem nas áreas sociais e do bem comum no Município, bem como o associativismo, por meio do sistema cooperativista;
    • Prestar suporte operacional, orientação e apoio técnico às atividades dos conselhos municipais que atuem na área da assistência social e habitação;
    • Planejar, coordenar e executar a política de segurança alimentar, articulada com políticas intersetoriais;
    • Executar projetos de enfrentamento à pobreza, incluindo parcerias com organizações da sociedade civil;
    • Assegurar assistência jurídica gratuita aos carentes e necessitados, nos limites de sua disponibilidade;
    • Fomentar e implementar a política habitacional do Município;
    • Promover medidas compatíveis com a destinação institucional do órgão;
    • Desempenhar outras atribuições que lhe forem expressamente cometidas pelo chefe do poder executivo.


Gabinete Municipal de Assistência Social

    Rua Aspirante Santos, 396
    Bairro Santos Reis - Prox. a UNP
    Fone: (084) 3644-8400/8401/8402
    E-mail: elienai.cartaxo@parnamirim.rn.gov.br
    Horário de Funcionamento: 7:30h às 13:30h