Notícias Grupo de enfrentamento Sfilis discute aes de combate doena - 09/09/2019

O Grupo Técnico de Enfrentamento à Sífilis, da Secretaria Municipal de Saúde, se reuniu nesta segunda-feira (9) para elaborar um plano de ação para o próximo mês, alusivo ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado todos os anos no terceiro sábado de outubro.

A iniciativa faz parte do Projeto Sífilis Não, uma estratégia de cooperação técnica que envolve o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte com objetivo de reduzir número de casos da doença através da presença do apoiador no município.

De acordo com a apoiadora do Ministério da Saúde, Chyrly Moura, presente na reunião, o Projeto ocorre a partir de quatro eixos: Vigilância, com a ampliação de Comitês para investigação da transmissão vertical (da mãe para o bebê) e o fortalecimento das Salas de Situação para o monitoramento da situação epidemiológica; Gestão e governança, com o fortalecimento de ações intersetoriais no território; Cuidado integral, com a implementação de linhas de cuidado para a sífilis e intervenção em populações-chave; e, Educomunicação, que visa a realização de Campanhas Educativas e o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados para o enfrentamento e monitoramento da doença.

Também estavam presentes a secretária adjunta de educação, Delmira Dalva, a coordenadora do Programa IST Aids, Izabel Alves, e outros profissionais da saúde. Durante o encontro ficou definido uma reunião na Unidade de Saúde de Monte Castelo na próxima quarta-feira (11), para elaborar ações referentes a população de rua.

Além disso, no dia 19 deste mês o Grupo Técnico estará reunido no auditório do Centro Administrativo com diretores das escolas e lideranças dos grêmios estudantis. Durante a reunião, também foi discutido sobre mobilização e intensificação de ações tanto nas Unidades de Saúde como também referente à trabalhadoras do sexo e pessoas em situação de rua ou privadas de liberdade. 

 

 


Postado Por: Juliana Grace Nbrega
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+