Notícias Amor e alegria marcam Caminhada de Valorização da Vida - 10/09/2019

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II Parnamirim), promoveu na manhã desta terça-feira (10) a Caminhada de Valorização da Vida, na Cohabinal. O evento em alusão ao ‘Setembro Amarelo’ contou com a participação das secretarias de Educação e Assistência Social, além dos alunos de escolas públicas.

A caminhada teve início no CAPS II, localizado na Cohabinal. Com direito a músicas e reflexão, os participantes exibiram cartazes, faixas e distribuíram panfletos voltados ao tema de valorização da vida. A Secretária de Saúde Terezinha Rêgo falou sobre a relevância da ação. “É muito importante porque é a saúde saindo dos seus muros e indo para as ruas. Convocamos a todos para entrarem nesse propósito que é a luta em defesa da vida”.

Com ações intensas durante todo o mês de setembro, Jacyara Rangel, psicóloga e coordenadora de saúde mental do município, lembrou da importância do afeto e cuidado entre as pessoas para a prevenção do suicídio.

“Queremos mostrar a todos, o não ao suicídio e sim à vida. Vale à pena viver. Mesmo que a gente enfrente o maior problema do mundo, a nossa vida é a melhor coisa que temos. E, o amor entra as pessoas é o melhor caminho”, afirmou.

A equipe da Semas aproveitou a caminhada, e deu continuidade ao ciclo de ações realizadas no projeto de Lei Desperta Parnamirim. Segundo Thiago Fernandes, coordenador de serviço de convivência e fortalecimento de vida, o momento foi bem oportuno para reforçar a questão das práticas saudáveis, visando cada vez mais o cuidado com os servidores e a população. 

O encerramento do evento aconteceu na Avenida Castor Vieira Régis. Uma ação do projeto Se Cuida Parnamirim fechou com chave de ouro a programação do evento. Ângelo Santos, coordenador do projeto, comentou sobre os benefícios da atividade física e contribuição no incentivo de valorização da vida.

“Nada melhor que uma ação como ginástica e dança para trazer mais felicidade e vontade de viver para as pessoas. Além das atividades físicas, tem todo um envolvimento, abraço e atenção. E isso é fundamental para a motivação e valorização das pessoas”.

Texto: Ricardo Oliveira


Postado Por: GUSTAVO BRENDO DOS SANTOS
Fotografia de: ASCOM - ANA AMARAL

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+