Notícias Alunos da Funpac intensificam preparação para o espetáculo de fim de ano - 02/12/2019

Com a chegada do mês de dezembro, se aproxima cada vez mais o espetáculo de fim de ano da Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac). Visando fazer bonito e levar fortes emoções ao público, os alunos da instituição entraram na reta final da preparação e intensificaram os ensaios. As apresentações do Espetáculo Manoel de Barros, O Alquimista da Palavra, acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de dezembro no Cine Teatro Municipal. 

De acordo com Ariella Simonely, Coordenadora do Núcleo de Dança da Funpac, a instituição tem propósitos e ensinamentos que vão além da dança.  Mesmo com toda a grandiosidade do espetáculo, e a importância das apresentações para os alunos e familiares, a coordenadora lembra que o principal objetivo da instituição é ajudar na formação do cidadão. 

“A intenção e o foco do Núcleo é formar o cidadão. Claro que são passadas as técnicas de dança durante o ano, mas esse espetáculo vai além da visualização do “achar bonito”. Tem todo um trabalho de conscientização com os alunos e o envolvimento dos pais no processo de criação do cenário com material reutilizável. Lógico, assim como uma escola convencional segue um ano letivo, fechamos com o espetáculo do final do ano. Uma grande comemoração do êxito em conseguir realizar o trabalho de uma forma positiva”, disse Ariella. 

O espetáculo deste ano homenageia o poeta e escritor Manoel de Barros, que tem a poesia voltada para a natureza. Mais de 240 alunos estão envolvidos nas apresentações, que contarão com diversos estilos da dança e também a participação especial de atores convidados.  

Steffany Galdino, de 14 anos, lembra que gostava de dançar desde quando era criança, mas devido aos custos, sua mãe nunca conseguiu colocá-la em uma escola de dança. A jovem descobriu a Funpac e há dois anos é aluna da instituição. Realizada, ela diz ter encontrado um suporte especial na dança e com alegria falou sobre a expectativa para as apresentações: 

“Me sinto muito bem quando estou dançando. Aqui já fiz balé, e hoje faço dança contemporânea, jazz e capoeira. Para o espetáculo, a expetativa está altíssima. Tudo começa nos bastidores, onde ajudamos uns aos outros. O palco é o resultado do que a gente trabalhou o ano inteiro”. 

Nos dias 13 e 14, as sessões acontecerão às 19 horas e serão exclusivas para os familiares dos artistas da Funpac. Já no dia 15 serão realizadas duas sessões, às 16h e 19h, com ingressos ao preço único de R$ 10 reais, na bilheteria do Cine Teatro. 

Na reta final de preparação para o espetáculo, os ensaios têm acontecido de segunda à sexta-feira em dois turnos. O professor de Jazz, Will Gomes lembra que a rotina é fundamental para acertar os últimos detalhes. Além da exatidão e perfeccionismo nos movimentos, os ensaios proporcionam mais segurança para os alunos. Sobre o evento, o instrutor espera um lindo momento. 

“As expectativas estão a mil! Temos certeza que vamos fazer um bom espetáculo. Professores, coordenação e toda a equipe de direção têm realizado um grande trabalho, com muita dedicação e esforço. Acredito que todo o nosso esforço vai valer a pena. Temos um espetáculo lindo para mostrar a Parnamirim e representantes de cidades vizinhas que virão nos assistir”, falou Will Gomes. 

Texto: Ricardo Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Ricardo Oliveira

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+