Notícias Secretaria Municipal de Educação realiza formação literária - 04/03/2020

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (4) no Auditório Clênio José, centro administrativo da Prefeitura de Parnamirim uma formação entre mediadores de leitura da cidade, autores e escritores literários potiguares. Um dos objetivos foi aproximar os mediadores das escritoras potiguares e seus diversos estilos e escolas literárias, de forma a instrumentalizá-los nas ações docentes no interior das bibliotecas escolares. 

A manhã de atividades teve performances artísticas da escritora Auta de Souza, palestras/oficinas com as escritoras e pesquisadoras Andreia Braz e Ana Cláudia Trigueiro, que é também romancista e passeia pela literatura infanto-juvenil, além de um painel apresentado pela professora Ana Catarina Silva Fernandes sobre a vida e obra de Constância Lima Duarte; a mediadora da Escola Municipal Maura de Morais, Juscely Confessor, sobre a poeta contemporânea Leocy Saraiva; e Carla Alves, representando o Mulherio das Letras Zila Mamede, sobre a autora de “Arado”. 

Aproximar o professor da literatura, tendo como recorte a produzida no Rio Grande do Norte, em todas as suas interfaces, contribui com o desenvolvimento pleno de seus leitores. A atividade literária também visou conhecer e valorizar o escritor e autor potiguares. 

Angélica Vitalino é uma das assessoras pedagógicas que participaram da formação. Ela conta que é extremamente importante promover um diálogo entre as experiências de vida dos leitores e a memória das representantes da poesia potiguar, além dos diferentes caminhos seguidos por essas literaturas. 

“Se o fomento à leitura perpassa pelo desenvolvimento das competências leitoras dos professores, Parnamirim está no caminho certo.  Hoje, temos mulheres dissertando sobre mulheres que escrevem poesia, e que nos ajudarão a expandir o tamanho do universo do Rio Grande. Certamente nossos meninos e meninas matriculados na rede municipal serão enriquecidos no ano de 2020 e sempre”, a assessora completa. 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Ney Douglas / cedidas por Angélica Vitalino

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+