Notícias Planetário promove sessão pública "Origem da Astronomia" - 10/03/2020

O Planetário de Parnamirim promove no próximo sábado (14), a primeira sessão pública em homenagem ao Dia Internacional dos Planetários, a partir das 16h, trazendo a Origem da Astronomia como a grande novidade deste ano. O Dia Internacional dos Planetários (IPD, na sigla em inglês) é celebrado em todo o mundo. Originalmente programado para ser realizado no domingo anterior ao equinócio da primavera boreal, a data foi posteriormente estabelecida para o segundo domingo de março, ou seja, em 2020 a data foi comemorada no último dia 8 de março.

O evento começou a ser comemorado na Itália, por iniciativa da Associação de Planetários daquele país, e então adquiriu status internacional quando diferentes planetários de outros países se juntaram à festa. O Dia Internacional dos Planetários visa informar o público sobre os planetários, o que são e porque existem. A planetarista Wanessa Dantas viajou para a cidade de Fortaleza para participar do encontro tão importante e trouxe novidades para a primeira sessão pós férias dando início às sessões de 2020.

O planetário de Parnamirim tem capacidade para 59 espectadores e um cadeirante por sessão e o ingresso custa R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 para estudantes, idosos e crianças com menos de 10 anos. Neste ano já estão abertos os agendamentos para escolas, ONG's e demais entidades que quiserem curtir essa experiência. Basta agendar a sessão pessoalmente ou por meio dos telefones 3643 2135 ou 99172 1703. O equipamento está instalado no Parque Aluízio Alves, Avenida Castor Vieira Régis, Cohabinal. 

 

Texto: Marciano Costa


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+