Notícias Prefeito participa de reunião estadual sobre o Coronavírus - 16/03/2020

O prefeito Rosano Taveira e a secretária de Saúde, Terezinha Rêgo, participaram nesta segunda-feira (16) de uma reunião promovida pelo Governo do Estado para tratar sobre a pandemia do novo coronavírus.

O encontro ocorreu na Escola de Governo e teve como objetivo discutir as medidas necessárias para diminuir os efeitos da contaminação do coronavírus, que teve seu primeiro caso confirmado no estado Norte no dia 12 março.

Participaram da reunião a governadora Fátima Bezerra; o secretário estadual de Saúde, Cipriano Vasconcelos; representantes do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e da Defensoria Pública do Estado, e secretários de Estado envolvidos no trabalho de combate ao vírus.

Também estarão presentes representantes da Federação dos Municípios do RN (Femurn); das associações dos municípios  do Seridó Oriental (AMSO), do Seridó (AMS), do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP) e do Oeste do RN (AMORN); do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (COSEMS-RN) e prefeitos e secretários de saúde das cidades da região metropolitana.

Na ocasião, o secretário Cipriano esclareceu sobre a atualização do Plano de Contingência Estadual e seus protocolos clínicos para o novo estágio epidemiológico. A governadora solicitou o apoio de todos para solicitar ao Governo Federal o descontingenciamento de verbas para a Saúde destinadas aos estados e municípios e lembrou que já foi antecipada a campanha de vacinação contra gripe para 23 de março.

Além disso, Fátima Bezerra declarou que entre as medidas que estão sendo providenciadas estão a campanha educativa para esclarecer e sensibilizar a população sobre o Coronavírus e a ampliação do número de leitos em Mossoró e Macaíba, conforme surgir necessidade. Também afirmou que vai agilizar a conclusão das obras de novos leitos nos hospitais do Estado.

Sobre a suspensão das aulas nas escolas e centros infantis, será definido nesta terça-feira (16), pela manhã, durante a reunião do Comitê de Emergências em Saúde Pública. De acordo com o infectologista e professor da UFRN, Kleber Luz, não há motivo para pânico. “O único grupo de risco são os idosos”, declarou.


Postado Por: Juliana Grace Nóbrega
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+