Notícias Sa˙de anuncia novas medidas de combate ao COVID-19 - 25/03/2020

Com o objetivo de conter os danos à saúde pública causados pela pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Parnamirim está adotando uma série de medidas de prevenção e combate. Até a próxima sexta-feira (27) todo o município estará abastecido com os equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) necessários para garantir a segurança técnica aos profissionais e usuários dos serviços de saúde.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e equipes de Estratégia de Saúde da Família estão funcionando das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30 e todos os postos de vacinação foram abastecidos com a vacina contra a Gripe Influenza, destinadas nesta primeira fase aos idosos e profissionais de saúde.

Não haverá mudanças nos atendimentos em domicílio e consultas pré-natal agendadas e visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde. Já os atendimentos eletivos referentes a consultas de Crescimento e Desenvolvimento (C&D) e odontologia passaram a atender a casos de urgência. Estão suspensos grupos terapêuticos, atividades coletivas e avaliações multidimensionais da pessoa idosa conforme orientação do Ministério da Saúde.

 O CCPAR Doutor Sadi Mendes irá funcionar em regime de Plantão de 12 horas, o novo horário será de domingo a domingo das 07h às 19h, em modelo Day-Clinic, que permite que após o atendimento o paciente permaneça em observação por até 06 horas, após esse período o paciente pode ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou  acompanhamento em Unidade Básica de Saúde (UBS) de acordo com seu nível de complexidade. Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde os atendimentos eletivos estarão temporariamente suspensos de modo a evitar a propagação do COVID-19.

Além disso, foram adquiridos seis contêineres para ampliação da capacidade estrutural da Unidade de Pronto Atendimento de Nova Esperança. (UPA) e o Hospital Marcio Marinho será ampliado com 20 leitos de retaguarda. Confira como será o funcionamento nas demais unidades especializadas:

 

DEMAIS SERVIÇOS DA UNIDADE ESPECIALIZADA

SAÚDE MENTAL

CAPS AD, I e II - 8h ÀS 17h e no CAPS AD -  24H

Serviços Oferecidos: ATENDIMENTO DE URGÊNCIA DO SERVIÇO E DO AMBULATÓRIO; ACOLHIMENTO AOS CASOS QUE PROCURAM PARA ORIENTAÇÃO; RENOVAÇÃO DE RECEITAS

Serviços suspensos: OFICINAS, GRUPOS, VISITAS; ATENDIMENTO ELETIVO

 

CIPP – 8H ÀS 17H

Serviços Oferecidos: PLANTÕES PSICOLÓGICO E PSIQUIÁTRICO; RENOVAÇÃO DE RECEITAS

Serviços suspensos: ATENDIMENTO ELETIVO

 

UAI – 8H ÀS 17

Serviços Oferecidos: ACOLHIMENTO

Serviços suspensos: OFICINAS, GRUPOS, VISITAS

 

ESPECIALIZADAS

SAE – 7H30 ÀS 11H30 E 13H30 ÀS 17H

Serviços Oferecidos: SUPORTE AOS PACIENTES, RENOVAÇÃO DE RECEITAS DOS RETROVIRAIS, E EXAMINANDO O PACIENTE SE NECESSÁRIO; AVALIAR PACIENTES PORTADORES DE HIV, RENOVAÇÃO DE RECEITAS PARA 60 DIAS.

Serviços suspensos: TESTES RÁPIDOS

 

CEPTUC – 8h ÀS 17H

Serviços Oferecidos: VISITAS DOMICILIARES, ATENDIMENTO EMERGENCIAL, TROCA DE CURATIVO, ENTREGA DE INSUMOS PARA DIABÉTICOS

Serviços suspensos: ATENDIMENTO ELETIVO

 

CCPAR UNP - 7H15 ÀS 16H00

Serviços Oferecidos: RENOVAÇÃO DE RECEITA; NUTRIÇÃO PARA PACIENTES (TERMINAIS, LINHA DE CUIDADO E USUÁRIOS DE SONDA); ATENDIMENTO DE EMERGENCIAL; ABERTURA DE PROCESSOS ATRAVÉS DE TELEATENDIMENTO

Serviços suspensos: SETOR DE GLAUCOMA

 

CEO (PSO) – 24H

Serviços Oferecidos: URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Serviços suspensos: ATENDIMENTO ELETIVO (CEO FECHADO)


Postado Por: Juliana Grace Nˇbrega
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+