Notícias Transporte de pacientes atravessa pandemia em pleno funcionamento - 31/03/2020

Diversos serviços de saúde em todo o Brasil são tão essenciais que não podem parar de funcionar nem mesmo em tempos de pandemia. Um deles é o transporte sanitário de pacientes com doenças crônicas. A vida de alguns desses pacientes depende quase que integralmente de uma máquina de hemodiálise.  

A Prefeitura de Parnamirim, atenta às recomendações dos órgãos federais e estaduais a respeito da pandemia de Coronavírus, adotou medidas de enfretamento e prevenção, também para o transporte sanitário: a higienização dos veículos com álcool 70%, o uso de máscaras e luvas por parte dos profissionais que conduzem os parnamirinenses, e a orientação de que os pacientes e acompanhantes adotem também as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde, são algumas delas. 

As medidas foram tomadas para resguardo da saúde dos pacientes com insuficiência renal crônica, familiares e colaboradores e possibilitar que o serviço seja mantido normalmente. O transporte sanitário é responsável por conduzir de forma segura os pacientes que realizam tratamentos fora do domicílio, principalmente renais. Atualmente, são atendidos 92 pacientes, sendo 75 atendidos na Clínica PRO-RIM Assistência nefrológica; 11 na Clínica de Doenças Renais – CDR e 6 na Nefron Clínica. 

Para a utilização do transporte sanitário, além de ser residente do Município e ser usuário ativo do Sistema Único de Saúde – SUS, o paciente deve apresentar na SESAD – Departamento de Atenção Especializada (DAE), a solicitação de transporte emitida pela clínica que irá realizar o tratamento indicado, juntamente com a xerox de seus documentos pessoais (RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência). Após a apresentação desses documentos, é realizado o agendamento do transporte, conforme solicitado. 

Para o prefeito Rosano Taveira esse é mais um serviço que não pode parar. “A vida dos pacientes depende desse transporte e aqui em Parnamirim ninguém fica pra trás. Não podemos esquecê-los de forma alguma”, finalizou. 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+