Notícias Selim intensifica ações de combate à dengue e outras arboviroses - 08/04/2020

Paralelo às ações de enfrentamento da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Parnamirim por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Selim) e apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), tem intensificado suas ações voltadas para o combate à dengue e outras arboviroses como a zika e chikungunya.

Devido ao período de pandemia do COVID-19, as secretarias estão se mobilizando para evitar o surto das arboviroses e, até mesmo das doenças diarreicas agudas (DDA) como o Rotavírus. Em contrapartida, além do trabalho das secretarias no combate às arboviroses e DDAs, é importante salientar que a população precisa fazer a sua parte. 

A recomendação das secretarias é de que a população não se descuide em nenhum dia do ano, mantendo todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos do Aedes aegypti, ficando atenta quanto aos cuidados na eliminação de possíveis criadouros do mosquito. E, ainda, no período de isolamento, é importante que todos se atentem à limpeza dos seus quintais e a limpeza interna de suas residências, evitando assim a proliferação de insetos, como moscas, que podem causar outras doenças, tais como as DDAs, que acometem em sua maioria, crianças, levando até mesmo à morte.

Além disso, a Selim frisa que o cuidado deve ser redobrado em relação ao descarte do lixo. A secretaria continua realizando a coleta domiciliar, de podas, resíduos de construção civil e entulhos, obedecendo ao calendário de cada bairro do município. 

A assessora técnica da Selim, Rárika Bastos, afirma que os munícipes possuem um papel fundamental em paralelo ao trabalho da Selim. "A partir do momento que a população obedece aos calendários, descarta o resíduo de maneira adequada, colabora com a Prefeitura e a comunidade para evitar a proliferação do mosquito e demais arboviroses, a nossa cidade fica protegida. Dessa forma, é um alerta para que a população, neste momento principalmente, faça parte dessas atividades e ações", falou.

Para sanar dúvidas ou solicitar serviços, a população deve entrar em contato através da plataforma "Fala Cidadão" ou através do call center da Selim:  0800 2816 401. Para denúncias sobre terrenos abandonados e com detritos: 3644-8249. 

Texto: Cinthia de Oliveira


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+