Notícias Prefeitura divulga Plano Municipal de Contingência para a Covid-19 - 13/04/2020

A Prefeitura de Parnamirim divulgou nesta quinta-feira (9) o Plano Municipal de Contingência para Infecção Humana pelo Covid-19. O plano tem como objetivo, descrever as ações e as estratégias de prevenção e orientar a Rede de Serviços de Atenção à Saúde municipal para identificação, notificação e manejo oportuno de casos suspeitos e confirmados de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus.
O Plano de Contingência do município de Parnamirim foi estruturado segundo quatro eixos e atividades e baseado nas recomendações de âmbito nacional e estadual. Os eixos são os seguintes:

Eixo 1 – Vigilância em saúde - Visa orientar a rede de serviços de atenção à saúde do município para atuação na identificação, notificação, investigação e manejo oportuno de casos suspeitos de COVID19, de modo a evitar e/ou mitigar os riscos de propagação do vírus.
Este eixo traz orientações e medidas adotadas sobre definição dos casos suspeitos, definição de casos prováveis, de casos excluídos, definição de caso confirmado por critério laboratorial ou por critério clínico-epidemiológico, além de orientações sobre casos descartados, notificações e notificação dos casos suspeitos.

Eixo 2 – Assistência à saúde – Orienta sobre o manejo clínico da Síndrome Gripal na Assistência Primária em Saúde (APS) e na Saúde Estratégia da Família (ESF)
Segundo o plano, a APS/ESF deve assumir papel resolutivo frente aos casos leves e de identificação precoce e encaminhamento rápido e correto dos casos graves, mantendo a coordenação do cuidado destes últimos.
O documento orienta ainda que a estratificação de intensidade da Síndrome Gripla é a ferramenta primordial para definir a conduta correta para cada caso, seja para manter o paciente na APS/ESF ou encaminhá-lo aos serviços de urgência e emergência (UPA). Somente os casos com maior gravidade, que necessitem de internação hospitalar, serão referenciados para estabelecimentos de saúde especializados.

Eixo 3 – Comunicação – O plano leva em consideração As estratégias de comunicação são um importante componente para todos os eventos de saúde e indispensáveis em eventos pandêmicos.

A propagação da informação, no momento exato e oportuno, em todos os níveis de gerenciamento de pandemias, é uma das mais eficazes ferramentas para minimizar seus impactos sociais e econômicos, maximizando resultados das ações de controle. O atendimento à imprensa é feito sempre por intermédio da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.

Eixo 4 – Gestão – De acordo com o plano, cabe à gestão a coordenação da preparação e resposta adequada, ordenada e integrada intra e interinstitucional, em tempo oportuno, frente a emergência em saúde pública. Nas diversas fases da pandemia necessita avaliar a existência de recursos para responder ao evento em questão, podendo necessitar de recursos adicionais e apoio complementar da esfera estadual e/ou federal.

Confira o plano completo no link: https://parnamirim.rn.gov.br/pdf/covid19.pdf


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+