Notícias UBS Suzete Cavalcanti passa a realizar coleta para testes de COVID-19 - 15/04/2020

A Prefeitura de Parnamirim, através de seus órgãos de saúde pública segue trabalhando no combate à disseminação do novo Coronavírus, causador da Covid-19. Para dar mais celeridade à realização dos testes e detecção dos casos no município, a Unidade Básica de Saúde (UBS), Suzete Cavalcanti, em Nova Parnamirim, também passou a fazer a coleta de material de pacientes com sintomas suspeitos.

Com isso, o município conta agora com quatro postos de coleta para testes da Covid-19. Além da UBS Suzete Cavalcanti, a coleta também já é feita no Laboratório Central de Parnamirim, no Centro da cidade, na Unidade de Proto-Atendimento (UPA), de Nova Esperança e no Hospital Márcio Marinho, em Pirangi. 

No caso do Laboratório Central de Parnamirim, a coleta é realizada mediante encaminhamento médico das unidades básicas de saúde. Os pacientes com encaminhamento devem direcionar-se ao laboratório, devidamente agendados, e fazendo uso de máscaras de proteção. O agendamento poderá ser realizado na unidade requisitante ou pelo próprio paciente através do telefone 3644-8416.

No caso da Unidade Suzete Cavalcanti, da UPA de Nova Esperança e do Hospital Márcio Marinho, a coleta é feita nas próprias unidades mediante avaliação médica, no momento do atendimento.

Aparecida Feliciano, diretora do Laboratório Central, orienta que a população deve ficar atenta aos sintomas, devendo procurar uma unidade de saúde somente quando apresentarem quadro de desconforto respiratório, juntamente com sintomas característicos de febre como tosse, dor de garganta, febre, coriza ou dor de cabeça.

O material coletado (secreção naso-orofaringe) tanto no próprio laboratório, quanto nos outros postos em que são feitas as coletas, passa por conferência, catalogação no sistema do governo do RN, armazenamento e em sequência é enviado ao LACEN/RN, que funciona em Natal, para a realização dos testes. 

Os resultados dos exames para Covid-19 são disponibilizados em um prazo de 72 horas, em media. A entrega é feita no Laboratório Central, ou em qual uma das outras três unidades na qual o paciente tenha feito o exame.

Os números mais atualizados mostram que Parnamirim possui até o momento com 43 casos confirmados, 129 em investigação, outros 197 descartados e 14 curados. Nenhum caso de óbito foi registrado.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+