Notícias Parnamirim atinge a marca de 1000 testes da Covid-19 j realizados - 12/05/2020

As unidades de saúde de Parnamirim habilitadas para a realização do teste para a detecção da Covid-19 superaram nesta semana a marca dos 1000 testes já realizados na população residente. Os dados são do Laboratório Central do município e levam em consideração o período compreendido entre o dia 19 de março até esta terça-feira (8). 

O Laboratório Central de Parnamirim já realizou 416 testes SWAB, técnica que usa um cotonete estéril para coletar o material e outros 598 testes rápidos, através de exame de sangue, o que totaliza 1.014 testagens. As diferenças existem tanto nas técnicas usadas quanto na forma como são solicitadas, por exemplo: para a realização do teste SWAB, o paciente precisa estar no período do primeiro ao sétimo dia de apresentação dos sintomas da Covid-19 e necessita de requisição emitida pelo médico, além de ter que fazer o agendamento ligando para o laboratório. 

Em Parnamirim as unidades que estão habilitadas a realizar os testes SWAB são o Laboratório Central e o Hospital Maternidade Divino Amor, ambas no centro da cidade, a Unidade Básica de Saúde Suzete Cavalcante em Nova Parnamirim, o Hospital Márcio Marinho em Pirangi e a Unidade de Pronto Atendimento de Nova Esperança. 

Por sua vez, os testes rápidos são realizados exclusivamente no Laboratório Central de Parnamirim e são voltados ao público composto por: profissionais da saúde e segurança, cuidadores de idosos, idosos maiores de 60 anos e gestantes. Todos os citados devem já ter passado do sétimo dia de apresentação das características da doença e não apresentar mais os sintomas há no mínimo 72h. Essa testagem é realizada com insumos enviados pelo governo do estado aos municípios e serve também para saber se o paciente já esteve doente ou se já superou a Covid-19. 

A secretária de saúde de Parnamirim, Terezinha Rêgo considera o serviço das referidas unidades de saúde como primordial. “A marca dos 1000 testes é importante demais, assim como a ajuda da população respeitando o isolamento. Estamos fortalecendo a nossa rede para atender a população da melhor maneira possível”, destacou. O Laboratório Central de Parnamirim funciona 24h, já que à noite precisa receber, cadastrar e armazenar os testes SWAB que vêm de outras unidades para em seguida, encaminhá-las ao LACEN, na capital do estado. 

 

LABORATÓRIO CENTRAL DE PARNAMIRIM 

Rua Dom Leme, S/N, Centro, Parnamirim 

3644-8416 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - FreePik

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+