Notícias Prefeitura realiza ação preventiva, fiscalização e vacinação no centro da cidade - 20/05/2020

A permanência da situação pandêmica enfrentada por todos os municípios do país, fez com que em Parnamirim, a Prefeitura realizasse nesta quarta-feira (20), no cruzamento da Avenida Brigadeiro Everaldo Breves com a Rua Antônio Neto, uma ação bem completa, no que diz respeito a prevenção do contágio da Covid-19 e orientação da população para as medidas de higiene e proteção. 

A Guarda Municipal e os agentes da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem) controlaram o trânsito e realizaram uma importante ação educativa nos alternativos interbairros e ônibus que circulavam pelo local. A equipe distribuiu máscaras, orientou motoristas e cobradores e procurou conscientizar os passageiros para que obedecessem às medidas e os decretos municipais e estaduais, que tratam das restrições e cuidados necessários para minimizar o risco de contágio da Covid-19. 

Agentes da Secretaria de Limpeza Urbana (Selim) realizaram a desinfecção das motocicletas e capacetes de mototaxistas e de condutores em geral com hipoclorito de sódio diluído em água, de acordo com as orientações de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. A ação visa a limpeza dos veículos e orientação dos condutores no momento de parada. Paulo Marcos de 43 anos, um dos motociclistas abordados, disse que considera muito importante a ação. “Se todo mundo se conscientizar e usar máscara, com fé em Deus, vamos sair dessa situação”, disse. 

Aproveitando que Parnamirim está em plena campanha de vacinação contra a Influenza, a Secretaria de Saúde (Sesad) também se fez presente realizando a vacinação e atualização vacinal das pessoas, entre elas, motoristas, cobradores, mototaxistas e motociclistas, que se enquadravam nos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde - puérperas, gestantes, professores, adultos entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência, além de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. 

A Sesdem ainda orientou os motoristas dos alternativos interbairros, objeto da fiscalização, a não transportar passageiros em número que exceda o de assentos do veículo, já que o ato também foi proibido através de decretos estadual e municipal. 

Herbert dos Santos é Coordenador de Transportes da Sesdem e diz que a operação é a princípio educativa. “Estamos orientando especialmente sobre a necessidade do uso das máscaras e a proibição do transporte com número de passageiros em excesso”, pontuou. O Coordenador ainda esclareceu que a população pode e deve participar do processo de fiscalização do cumprimento das determinações. Segundo ele, caso sejam constatados descumprimentos às medidas - para alternativos interbairros, mototáxis, táxis e transportes escolares - o cidadão pode denunciar a conduta à Ouvidoria Municipal, no site da prefeitura. Já para os descumprimentos constatados em transportes intermunicipais, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é o órgão que deve ser procurado. 

Para o titular da Sesdem, Marcondes Pinheiro, é de suma importância que quem puder, fique em casa. “Estamos cumprindo determinação do prefeito Taveira e fazendo tudo que podemos para reduzir os índices de contágio e proteger nossa população”, disse. 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Joel Câmara

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+