Notícias Alunos de escola municipal proporcionam esperança e carinho através de poesias - 22/05/2020

Uma ação realizada por alunos da Escola Municipal Jacira Medeiros tem levado esperança, alegria e tranquilidade para as pessoas em meio a pandemia causada pela Covid-19. Idealizado pela professora Valéria Vaz, ‘Um Toque de Poesia’, tem feito a diferença na vida de estudantes e cidadãos pelo poder das palavras e leituras, através de ligações telefônicas. 

Com o apoio do Projeto Rio de Leitura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), a ação ‘Um Toque de Poesia’, é composta por alunos do 8º e 9º anos. A mediadora Valéria Vaz falou sobre como surgiu a iniciativa: 

“Participamos do projeto Rio de Leitura, que tem como objetivo promover a formação de leitores e desenvolver o gosto pela literatura. A ideia surgiu a partir de uma conversa que tive com uma aluna. Neste momento de distanciamento social, ela falou que sentia falta de nossas atividades. Daí pensei na ação com a poesia. Além de estimular a leitura nos nossos alunos, por telefone, eles compartilham poemas com as pessoas neste momento de isolamento social”. 

A ação começou no início deste mês e conta com a participação de quatro alunos, que entram em contato com as pessoas de acordo com um cronograma criado pelos próprios estudantes, supervisionado pela mediadora. Os contatos iniciais foram feitos com pessoas conhecidas da professora Valéria Vaz.  

“O interessante, é que ação foi se multiplicando. Se transformou numa corrente de leitura. As pessoas que recebiam a ligação, gostavam do que ouviam e repassavam o número do telefone de familiares e amigos. Queriam também que outras pessoas fossem alcançadas pelas poesias”, lembrou a mediadora. 

As poesias buscam levar palavras de coragem, esperança e carinho, neste momento onde as pessoas estão em isolamento social devido a pandemia. Autores nacionalmente conhecidos e escritores regionais como Bráulio Bessa, Vinicius de Moraes, Cora Coralina, José de Castro entre outros, têm seus trabalhos mencionados pelos estudantes. 

De acordo com a professora Valéria Vaz, a corrente de leitura que se tornou a ação tem recebido um maravilhoso feedback. Mensagens carregadas de emoção e agradecimento, e até mesmo posts em redes sociais, chegam com frequência aos alunos e à mediadora. “Os depoimentos que recebemos são muito gratificantes, nos dão o desejo de continuar. Agregam ao próprio aluno que segue em atividade, mesmo com a escola de portas fechadas”, disse. 

Alcançada pelo ‘Toque de Poesia’, a estudante de enfermagem Nathália Moreira falou emocionada do que sentiu ao ouvir um poema declamado por um dos alunos. Com gratidão, Nathalia parabenizou os envolvidos: 

“Nada melhor do que a empatia neste momento que estamos vivendo. Não costumo atender ligação de números diferentes, mas nesse dia atendi e foi uma das melhores ligações que recebi. Era uma jovem da escola Jacira Medeiros. Gostei muito do que ouvi. Me senti querida e lembrada. Confortou e me renovou a esperança! Parabéns aos alunos, professora e todos os envolvidos no projeto”. 

Fundamentais na realização da ação que tem levado poesia às pessoas, os alunos comentaram sobre o bem compartilhado. “É muito gratificante poder recitar poemas para as pessoas”, disse a aluna do 9º ano, Bárbara. “Neste período de quarentena estamos oferecendo poesia, algo muito especial, que anima a gente e faz esquecer um pouco de toda a pandemia”, completou a estudante, também do 9º ano, Emilly Emanuelle. 

Texto: Ricardo Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - cedidas pelo Projeto Rio de Leitura

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+