Notícias Campanha de Vacinação é prorrogada até 30 de junho - 01/06/2020

O término da Campanha Nacional de Vacinação contra gripe Influenza foi prorrogado em todo país para o dia 30 de junho. O prazo inicial, que seria até sexta-feira (5), foi estendido pelo Ministério da Saúde para que a meta de imunizar 90% das pessoas dos grupos prioritários seja alcançada.

Neste período, as pessoas que fazem parte do público alvo da Campanha e não se vacinaram no período correto, terão uma nova oportunidade. Em Parnamirim, apenas os idosos e profissionais de saúde atenderam as expectativas, ultrapassando a meta e alcançando 100% de pessoas vacinadas.

De acordo com Nicelha Gomes, responsável pelo setor de Imunização, os outros grupos não alcançaram a meta. Apenas 38,91%  gestantes, 51,28% puérperas e 47% das crianças entre 6 meses e um ano foram imunizadas. Enquanto o número de adultos entre 55 e 59 foi de 60,14%.

Também fazem parte dos grupos prioritários professores da rede pública e privada; doentes crônicos; profissionais de segurança e salvamento; pessoas com deficiência; caminhoneiros, motoristas de transportes públicos e portuários; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e ainda os funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Apesar do início da Campanha ter sido antecipado para 23 de março devido ao novo coronavírus, é importante lembrar que a vacina não previne contra o COVID-19,  mas reduz significativamente o número de pessoas com síndromes gripais, protegendo o sistema imunológico daqueles que compõem o público-alvo durante a pandemia.  

Além disso, ajuda os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que os sintomas são parecidos e ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde, bastante demandados neste período.


Postado Por: Juliana Grace Nóbrega
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+