Notícias Ações que intensificam o combate ao Coronavírus chegam ao litoral - 06/06/2020

A Prefeitura de Parnamirim segue realizando uma série de ações e intensificando o combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. Neste sábado (6), em Pium, a blitz chegou ao litoral, com o objetivo conscientizar a população e evitar a proliferação da Covid-19. A atividade está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), e conta com o apoio das secretarias de Saúde (Sesad), Limpeza Urbana (Selim) e Meio Ambiente e do Desenvolvimento Urbano (Semur).

A ação aconteceu próximo ao Ginásio Poliesportivo da Praia de Cotovelo e contou com a participação da Polícia Militar, Guarda Municipal e agentes da Defesa Civil, Trânsito e do Meio Ambiente. Marcondes Pinheiro, secretário de segurança, fez um balanço sobre o terceiro dia da ação em Parnamirim, e destacou a importância e intensificação do trabalho:

“Temos uma avaliação muito positiva, já abordamos mais de mil veículos. A intenção principal é mostrar à população que o poder público sozinho não vai ganhar essa batalha. Tem que ter o envolvimento e conscientização de todos. A pandemia existe e está causando graves consequências. E importante ficar em casa, evitar aglomeração, sair apenas se for necessário e tomar todos os cuidados, se proteger, usar máscara e fazer a higienização recomendada”.

De forma integrada, os profissionais envolvidos na ação, distribuíram máscaras e deram orientações de conscientização aos motoristas e às pessoas que passavam na região. Agentes da Selim executaram o serviço de desinfecção nos veículos.

Gilmar Medeiros, diretor da Unidade Básica de Saúde de Cotovelo, passou pela blitz e elogiou o trabalho. “Excelente iniciativa, principalmente nesta região onde o índice de contaminação tem aumentado. Aqui existe um tráfego muito alto devido às praias. Este tipo de trabalho é fundamental para orientar e tentar conscientizar turista e moradores”, comentou.

Além dos veículos de pequeno porte, o trabalho também foi realizado nos transportes alternativos e ônibus, que receberam fiscalização quanto ao uso de máscara entre os passageiros e foram orientados por agentes da Sesdem. 

“É uma ação que precisa da união de todos. Trabalho com amor e gosto de incentivar toda a equipe neste sentido. Em sua grande maioria, a população tem entendido e parabenizado nosso serviço. Recebemos muitos elogios. Juntos vamos vencer esta pandemia”, disse a agente administrativa da Defesa Civil, Mercês Domingos.

De acordo com Erileide Rocha, a situação de calamidade na saúde que assolou todo o planeta precisa ser enfrentada com responsabilidade. A professora lembrou que toma todas as medidas protetivas e sai de casa apenas em busca dos serviços essenciais, como supermercado e farmácia. Residente da Praia de Cotovelo, ela parabenizou o trabalho da Prefeitura:

“Avalio a ação e esse tratamento aos moradores e turistas que vêm visitar nossa praia como algo extremamente importante. Estamos num momento difícil de contaminação, e tudo que possa ser feito é fundamental para a não proliferação do vírus. A Prefeitura acertou, está fazendo um bom trabalho”.

A série de ações que intensifica o combate ao coronavírus teve início na última quinta-feira (4), em Parnamirim. A iniciativa faz parte das orientações do subcomitê regional de combate à Covid-19, composto por representantes da Região Metropolitana e do Governo do Estado e foi denominada como Pacto pela Vida. Neste domingo (7), a blitz será realizada em Pirangi, próximo ao Supermercado Super Show, a partir das 8h.

 

Texto: Ricardo Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Ana Amaral

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+