Notícias Parnamirim: população está mais consciente quanto ao uso de máscara - 09/06/2020

A grande maioria da população de Parnamirim está seguindo à risca o cuidado com a saúde e tem usado máscara ao sair de casa. A constatação foi feita na manhã desta terça-feira (9) em mais uma blitz fiscalizatória realizada pela Prefeitura, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança (Sesad). A ação ocorreu no bairro de Santos Reis e alcançou todo o entorno. Mais de 90% das pessoas abordadas faziam uso do equipamento.

O Decreto nº 6.264, de 08 de junho de 2020, determina o uso obrigatório de máscara. Entretanto, muitos moradores estavam resistentes quanto ao uso. Para fiscalizar o uso de máscara, foram iniciadas as blitzen, que não possuem um intuito punitivo, mas sim de orientar a população quanto à necessidade de uso dessa peça, que é a ferramenta mais importante de proteção à contaminação do Covid-19. A estratégia partiu do trabalho conjunto do município com governo do estado e já ocorreu em Nova Parnamirim e nas praias do litoral norte.

Em razão do número de pessoas que trafegam no local, foi escolhida a praça da Bonor como ponto de referência para dar início aos trabalhos de conscientização desta semana. Além do fluxo de veículos, a localização possui um comércio dinâmico, repleto de lojas e drogarias, além da feira livre e do mercado público. A orientação era ampliar a zona de atuação e conseguir alcançar a todos, especialmente àqueles de circulavam a pé, de bicicleta ou se encontravam em situação de rua. Vários carroceiros foram abordados e orientados quanto à higienização das mãos e manipulação de produtos.

Segundo a Prefeitura, mesmo com esse resultado positivo, os agentes continuarão a distribuir máscara facial em todas as ações, principalmente para os mais vulneráveis. Somando-se a isso, serão realizadas ações para vacinação contra a gripe H1N1 e passar todas as precauções de higiene e distanciamento estabelecidas pelos órgão de saúde.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Emerson Saraiva, a população está cada vez mais consciente. A feirante Eliete Campos parabenizou a iniciativa “não adianta somente eu me proteger”, informou.

A próxima ação será amanhã, quarta-feira (10) no Parque de Exposições, em frente ao Parque Aristófanes Fernandes, a partir das 8h. De acordo com a SESDEM, mais de 1.500 carros foram higienizados, mais de 3 mil máscaras foram distribuídas e cerca de 350 vacinas já foram aplicadas na população ao longo dos últimos dias.

Texto: Andrezza Barros

Fotos: Ney Douglas

 


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+