Notícias Semec cria projeto para cuidar do bem estar dos servidores da educação - 10/06/2020

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), está desenvolvendo um trabalho voltado para a saúde mental e emocional dos servidores da rede de ensino. Intitulado como “Cuidando do nosso bem estar durante e pós pandemia” o projeto é realizado pelo Núcleo Psicossocial, da pasta da educação. 

Após reuniões entre gestores e coordenadores das instituições de ensino do município, com a secretária de educação Justina Iva, foi identificado que alguns profissionais estavam ansiosos e angustiados com a situação pandêmica. A partir daí, preocupada com o bem estar dos servidores, a titular da pasta autorizou o planejamento do projeto. 

Pertencente ao Plano de Ação da Semec para este momento de pandemia, o projeto foi elaborado e passou a funcionar na última segunda-feira (8). A assistente social Elisângela Fonseca falou sobre a criação do projeto: 

“Diante desta situação que estamos vivendo, fomos surpreendidos pelo isolamento social. Muitos ficaram ansiosos e angustiados. Visando o bem estar de todos, o projeto surgiu com o intuito de estarmos dialogando com a equipe, e construindo juntos a cada dia. É o cuidado um com o outro, para que a gente não adoeça mentalmente e emocionalmente. Que possamos estar bem durante e quando tudo isso passar”. 

O projeto conta com a participação de duas psicólogas e duas assistentes sociais.  Através de um diálogo virtual, a ação acontece de segunda a sexta-feira e tem como público alvo os profissionais da rede municipal de ensino. “A princípio gestores e coordenadores, depois amplia para professores e equipe de apoio. E por fim queremos alcançar também a comunidade escolar”, comentou Elisângela Fonseca. 

A assistente social explicou que as profissionais envolvidas no projeto se dividem em duplas. A intenção é atender quatro unidades de ensino diariamente. Durante o diálogo são observadas as demandas dos profissionais da educação e as psicólogas realizam uma espécie de triagem na qual, dependendo do caso, é feito o encaminhamento do servidor para o Centro Integrado de Psicologia e Psiquiatria. Para Elisângela Fonseca, a ação é de uma importância imensurável: 

“É um projeto de grande magnitude. Quando a gente pensa estar construindo algo para os outros, terminamos construindo pra gente também. Ficamos impressionados com a fala de alguns profissionais. Percebemos estratégias para driblar essa pandemia, o quanto é importante uma voz, ser ouvido, carinho e atenção. Uma palavra de incentivo nesta época é fundamental, estamos todos enriquecendo como equipe”, comentou. 

Liliane Lopes, diretora do Centro Infantil Etenize Xavier, recebeu o contato da equipe do Núcleo Psicossocial e pôde comprovar os frutos positivos que o projeto “Cuidando do nosso bem estar durante e pós pandemia” pode produzir.  

“Achei a iniciativa muito boa no sentido de colaboração entre os gestores. Nesse período que as aulas estão suspensas, e muitas pessoas afastadas, essa ajuda é muito importante. Até mesmo no sentido quanto a orientação e apoio que podemos dar aos pais das crianças. Tivemos um diálogo riquíssimo. Parabenizo toda a equipe envolvida no projeto”, disse a gestora. 

Texto: Ricardo Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+