Notícias Prefeitura adere Ó plataforma para acompanhamento do Covid-19 - 24/06/2020

A Prefeitura de Parnamirim prevê a implementação, a partir do próximo dia 29, de uma nova funcionalidade que permitirá ao próprio cidadão que participe de maneira mais ativa na fiscalização quanto à proibição de aglomeração nesse período de pandemia. A plataforma Tô de Olho, criada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) em parceria com o Ministério Público Estadual (MPRN) e o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), tem por objetivo monitorar o isolamento social em todo o estado.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, todas as cidades do RN foram cadastradas e qualquer potiguar poderá ter acesso ao canal. Em Parnamirim, essa tecnologia entrará em vigor nos próximos dias. Além do espaço para denúncia, a plataforma permite que seja feito um rastreamento dos infectados, ou seja, aqueles que tenham sido diagnosticados com Covid-19 serão mapeados pelo aplicativo e as informações serão publicizadas, sem que haja identificação pessoal. Vale ressaltar que é importante que o usuário marque sua localização, para que o programa possa possibilitar maiores precauções e identificar possíveis focos de propagação da doença.

Através do aplicativo ou do cadastramento no site todeolho.mprn.mp.br, as administrações públicas municipais passarão a conhecer os pontos de maior aglomeração e, a partir daí, tomarão as medidas necessárias. O app permitirá também que o próprio usuário avalie a possibilidade de ter tido contato com alguém que tenha contraído a doença.

O Decreto Estadual n. 29.541, de 2020, estabelece restrições de aglomeração como norma de prevenção. Porém, ainda é possível observar a circulação excessiva de pessoas em vários pontos da cidade. O município de Parnamirim tem seguido as orientações do estado referentes às medidas adotadas para diminuir a propagação da doença, a fim de garantir a proteção de sua população.

Texto : Andrezza Barros


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+