Notícias Semas realiza acompanhamento à distância das famílias incluídas no projeto de fortalecimento de vínculos - 25/06/2020

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Regularização Fundiária (Semas), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), está realizando o acompanhamento das famílias incluídas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desta vez, com o objetivo dar continuidade às atividades destinadas aos grupos de crianças, adolescentes, idosos, mulheres e gestantes, os CRAS do município estão contando com o auxílio das redes sociais, que por sua vez, estreitam as barreiras causadas pela pandemia da Covid-19.

As temáticas das atividades são trabalhadas de acordo com cada grupo e faixa etária, como por exemplo o trabalho infantil, dando continuidade ao projeto Criança Feliz; violência contra a pessoa idosa, violência contra crianças e adolescentes, dentre outros assuntos. Dessa forma, os Centros de Referência compartilham atividades lúdicas, de artes, dança, além de várias dinâmicas, nas quais são registradas pelos grupos por meio de fotos ou vídeos e, logo em seguida, são compartilhadas e colocadas no canal da Semas, intitulado como "Canal Semas", na plataforma YouTube.

As últimas atividades tiveram como abordagem principal a festa junina. As celebrações juninas nos CRAS já eram bastante esperadas pelas famílias em acompanhamento, porém, com a pandemia, a confraternização não pôde ser realizada presencialmente. Entretanto, os CRAS realizaram nos últimos dias, seus próprios arraiás de forma virtual, e os usuários puderam acompanhar da sua própria casa com muita alegria e descontração.

De acordo com a secretária adjunta da Semas, Kátia Soares, as atividades estão gerando resultados satisfatórios. "Estamos realizando o acompanhamento dos nossos usuários através de vídeos e fotos, com pequenas atividades que eles estão nos retornando. Nós criamos um canal para que os grupos acompanhados possam ver e interagir conosco. As atividades estão sendo satisfatórias e mesmo com atividades home office continuamos pertinho dos nossos usuários de variadas formas", disse.

Os CRAS do município têm como principal função prevenir que ocorram situações consideradas vulneráveis e de risco social.  Um dos seus serviços essenciais é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), dando auxílio e orientações às famílias, prevenindo situações de vulnerabilidade ou violência. Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, eles buscam reunir pessoas que estão na mesma faixa etária (crianças, adolescentes ou idosos) para desenvolver determinadas ações em grupos.

Vale ressaltar que também é por meio dos CRAS que a proteção social chega e se aproxima da população, reconhecendo e analisando os problemas a fim de reduzir as desigualdades e, além de prevenir, eles também estimulam as potencialidades do local, melhorando assim a qualidade de vida das famílias.

Texto: Cinthia Oliveira


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+