Notícias CRAS Moita Verde realiza atividades remotas com famílias durante a pandemia - 25/06/2020

Mesmo em meio a pandemia causada pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária, tem ofertado atividades remotas às pessoas cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).  Além dos benefícios proporcionados pelos trabalhos, as ações contribuem para a preservação dos vínculos afetivos entre as unidades e a população. 

De acordo com Simone Fonseca, coordenadora do CRAS Quilombola Moita Verde, as atividades são planejadas mensalmente e produzidas pelos educadores e técnicos de referência dos serviços. Com proteção, e seguindo as recomendações de prevenção à Covid-19, os profissionais distribuem duas vezes por semana, nas casas das crianças, colagens, pinturas e passam para recolher no dia seguinte. 

Já para os adolescentes e idosos, a coordenadora lembrou que a metodologia é usada de forma diferenciada. “Com os adolescentes, as atividades são repassadas via WhatsApp, onde eles fazem a devolutiva através de vídeos e fotos. Para os idosos, o técnico de referência prepara vídeos com temas diversos: prevenção da Covid-19; violência contra o idoso, saúde mental e repassa no grupo pelo WhatsApp”. 

O CRAS Quilombola Moita Verde conta com 965 famílias cadastradas e referencia os bairros Jockey Club, Vida Nova, Parque de Exposições e a Comunidade Quilombola. Além das atividades remotas, a equipe também realiza ações com distribuição de álcool em gel e máscaras para as famílias cadastradas na unidade. 

“Mesmo com algumas adequações, a continuidade do trabalho é muito importante neste período de distanciamento social. Preservamos os vínculos afetivos, a confiança já adquirida e a troca de experiência”, comentou Simone Fonseca. 

Além da unidade do CRAS Quilombola Moita Verde, Parnamirim conta com Centros de Referência de Assistência Social em Bela Parnamirim, Passagem de Areia, Vale do Sol, Monte Castelo, Parque Industrial, Nova Parnamirim, Liberdade e no Litoral. 

As atividades têm acontecido conforme o planejamento de cada unidade. Vídeos com exercícios físicos, ensinando a fazer instrumento musical, orientações de prevenção e combate ao Coronavírus, receitas de culinárias e de “arraiás virtuais” realizados pelos CRAS, podem ser conferidos no Canal Semas, no Youtube. 

Texto: Ricardo Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - cedidas pelo CRAS Moita Verde

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+