Notícias Sesad realiza ação preventiva e diagnóstica em Instituições de Longa Permanência para Idosos - 25/06/2020

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), por meio dos departamentos de Atenção Básica, Laboratório Central e Vigilância Epidemiológica, realizou ontem, 24, uma ação preventiva e diagnóstica nas duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município, com objetivo de realizar nos idosos, técnicos e cuidadores, testes rápidos da Covid-19. Ao todo, 105 testes foram realizados.

A ação de testagem é uma das estratégias epidemiológicas para realizar a busca ativa de casos suspeitos e confirmados em uma população que se enquadra no grupo de risco, interrompendo uma possível cadeia de transmissão. Os idosos com Covid-19 podem não apresentar sintomas típicos, como febre ou sintomas respiratórios, e os sintomas atípicos podem incluir mal-estar ou agravamento do mal-estar e tontura. A identificação desses sintomas deve levar ao isolamento do residente e posterior avaliação da doença.

A coordenadora de Saúde do Idoso do Departamento de Atenção Primária (DAP), Isabelle Albuquerque, explica a importância da ação realizada nas instituições filantrópicas. "Consideramos que os idosos que moram nas ILPIs estão em situação de maior vulnerabilidade à infecção, por passarem muito tempo em ambientes fechados. Dessa forma, testar evita surtos nas instituições. O trabalho foi super satisfatório e muito válido para as instituições e o município", disse.


Texto: Cinthia Oliveira


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+