Notícias Covid-19: Sesad realiza desinfecção em Unidades de Saúde para combater Coronavírus - 26/06/2020

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Municipal Saúde, tem atuado incansavelmente para combater e evitar a proliferação da Covid-19. Além do louvável e já conhecido trabalho realizado pelo pessoal da linha de frente, os profissionais da pasta também executam um serviço que pode fazer grande diferença para diminuir a circulação e disseminação do vírus - a desinfecção nos prédios públicos das unidades de saúde da cidade. 

Com o atendimento diário nas unidades de saúde, principalmente nas UBS, a gerente técnica do departamento da Atenção Primária, Ana Carolina Tavares, explicou o objetivo e a necessidade da realização do serviço de desinfecção:  

“Recebemos usuários sintomáticos respiratórios, muitas vezes com a confirmação da doença, e torna-se indispensável que aconteça uma limpeza eficaz, para que evite a disseminação rápida do vírus, como também a exposição dos profissionais que trabalham e dos outros usuários que procuram o serviço”. 

De acordo com a Sesad, o cronograma da desinfecção foi definido pelo Departamento de Atenção Primária e Atenção Especializada e tem acontecido de segunda a sexta-feira, num período de 15 dias para cada unidade. Em uma semana, a ação é realizada nas UBS do município, e na outra semana, quem recebe o trabalho são os equipamentos da Atenção Especializada (CCPAR UnP, CCPAR Sadi Mendes, CAPS i, CAPS II, CAPS ad, UAI, CEO, Laboratório, Ceptuc, CIPP e SAE). 

O serviço consiste na pulverização de hipoclorito diluído em água, seguindo as orientações da vigilância sanitária. Os agentes utilizam equipamentos como botas, luvas e máscaras impermeáveis, roupa especial e óculos. Além da desinfecção, Ana Carolina Tavares destacou também a limpeza diária feita nas unidades: 

“A limpeza seguida da desinfecção, são medidas recomendadas para prevenção da Covid-19. Após a desinfecção, é realizada a lavagem da Unidade Básica de Saúde sob supervisão dos diretores, com os auxiliares de serviços gerais. Lembrando que essa desinfecção é feita a cada 15 dias, porém diariamente acontece a limpeza de rotina, além da distribuição de álcool 70%”. 

Seguindo o cronograma, as ações foram realizadas nessa quinta-feira (25) no CCPAR UNP e CCPAR Sadi Mendes. Já nesta sexta-feira, o trabalho está programado para acontecer no Laboratório Central, CEPTUC e SAE. 

Para Ana Carolina Tavares, a importância da limpeza e desinfecção dos serviços de saúde se dá porque o vírus causador da doença é de ampla de fácil propagação. “Acontece de pessoa para pessoa, pessoas que mantém contato íntimo, gotículas respiratórias produzidas quando um infectado tosse ou espirra e por contato com superfícies ou objetos contaminados.  O novo coronavírus pode permanecer por horas e até dias, em determinadas superfícies e ambientes. O trabalho é fundamental”. 

Texto: Ricardo Oliveira


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - cedidas pela Sesad

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+