Notícias Rio de Leitura e Escola Municipal Homero Dantas realizam o projeto "Sarau Virtual" - 26/06/2020

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) por meio do projeto Rio de Leitura, está realizando em parceria com a Escola Municipal Homero Dantas, um "Sarau Virtual". A atividade tem como objetivo envolver alunos e colaboradores a uma série de intervenções literárias em celebração aos festejos juninos, com a adaptação ao novo formato: o virtual.

O Sarau Virtual surgiu através de uma ideia da mediadora de leitura, Dilza Magnólia, que em meio à pandemia da Covid-19, viu a importância de celebrar e homenagear tudo que envolve a tradicional celebração nordestina, mesmo que de uma forma não habitual. A mediadora, que faz parte da biblioteca Jornalista Agnelo Alves, da instituição de ensino Homero Dantas, decidiu dar prosseguimento à ideia em conjunto à coordenadora do projeto Rio de Leitura, Angélica Vitalino, além do corpo pedagógico da escola e pais dos alunos, que aceitaram a proposta direcionada aos alunos do terceiro, quarto e quinto ano, recebendo orientações por meio do aplicativo Whatsapp. 

As atividades propostas foram planejadas seguindo de acordo ao cronograma estabelecido para cada nível. O Sarau Virtual tem como tema central a festa junina atrelada à poesia, dessa forma são apresentadas diversas atividades através de vídeos  com repertórios poéticos e literários, com enredos baseados na celebração junina multicultural e que apresentam obras como cordéis, leituras ou textos poéticos de grandes artistas como a potiguar Paula Belmino, o cordelista parnamirinense José Acaci, o rei do baião Luiz Gonzaga, Zé Vicente, entre outros. As experiências estão sendo registradas e disponibilizadas na plataforma Instagram, na página Rio de Leitura.

De acordo com a mediadora de leitura, Dilza Magnólia, a experiência tem sido incrível. "Nós vimos uma excelente oportunidade e que não podíamos desperdiçar. Estamos trazendo uma formação de leitores e, mais na frente, teremos uma linda colheita dessas crianças. Ficamos muito felizes por isso. Nós trouxemos os pais como parceiros, pois é muito importante que neste momento estejam presentes, em integração. Ao fim de todas atividades, que será apenas em julho, nós iremos avaliar a criatividade, participação, dentre outras questões", disse.

Texto: Cinthia Oliveira

 


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+