Notícias Projeto reutiliza pneus e transforma áreas de ruas e escolas em espaços de lazer - 01/07/2020

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) vem realizando um projeto que tem transformado alguns espaços de escolas e ruas, em áreas de lazer e jardins. A ação conta com o apoio da Secretaria de Limpeza e do Gabinete Civil, e é executada através do reaproveitamento de pneus usados, recolhidos em borracharias e descartados de forma irregular pela cidade. 

Além do benefício da transformação dos locais em quadras para a prática de esportes nas escolas, e de espaços públicos em jardins, a iniciativa evita danos ao meio ambiente, como também a possível proliferação da dengue. João Ribeiro, coordenador da Semec e idealizador do projeto falou como surgiu a ação. 

“O projeto nasceu devido a Selim realizar a limpeza de algumas áreas verdes, e em pouco tempo depois, o local receber novamente o descarte irregular de lixo. Um morador de Rosa dos Ventos relatou o problema e criamos esse projeto. Isolamos o local com pneus e a população adotou a área. Juntos transformamos o espaço num jardim.” 

Ainda de acordo com o coordenador, a coleta dos pneus é feita nas borracharias e ruas por uma equipe da Semec. Após a limpeza e pintura dos pneus, eles são destinados às escolas que adotaram o projeto e solicitaram a implantação das quadras de areias.  Com o apoio de agentes da Selim, o local é limpo e a área é transformada em espaço para práticas esportivas e lazer dos alunos. 

Ao todo, oito áreas públicas, escolas e Cmeis já receberam o projeto. “Acabamos com possíveis pontos de lixo, transformamos o que seria problema em solução. O projeto tem levado benefícios à população, que tem aprovado e contribuído com a iniciativa. Escolas ganham área de lazer e ruas, jardins”, destacou João Ribeiro sobre a importância da ação. 

A rotatória próximo ao CT do América, em Santa Tereza, e dois campos no Loteamento Caminho do Sol estão com o trabalho em fase de conclusão. A próxima escola a receber o serviço será a Osmundo Faria. Para contribuir com o projeto e fazer doações de pneus usados, a população pode ligar no telefone (84) 99432-4422. Uma equipe será enviada até o local para recolher o material e destiná-lo para a transformação de mais um espaço. 

“O sucesso do projeto é resultado de um trabalho conjunto. Nas escolas, o apoio dos diretores e alunos é fundamental. Já as áreas verdes e espaços que recebiam o descarte de lixo irregular, contam com a parceria das associações de bairros e moradores. Fazemos nossa parte, mas também agradecemos a participação de todos, na conscientização e preservação da nossa cidade” disse João Ribeiro. 

Texto: Ricardo Oliveira


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - cedidas por João Ribeiro

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+