Notícias Último dia do Drive-Thru de testes rápidos apresenta grande procura da população - 04/07/2020

Na manhã da última sexta-feira (3), aconteceu o segundo e último dia de Drive-Thru de testes rápidos da Covid-19, destinados ao público de idosos e doentes crônicos. A iniciativa aconteceu por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), através dos departamentos de Vigilância em Saúde, Laboratório Central, Atenção Primária, além do apoio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem) e Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Selim). 

Totalizando os dois dias, foram realizados 910 testes, sendo 127 positivos e 783 negativos. A ação teve início pela manhã, chegando ao fim no período da tarde. A Guarda Municipal, com o apoio da Defesa Civil, ficou responsável por garantir a segurança e organização na fila em direção às tendas. Diversos profissionais também realizaram a entrega de máscaras e álcool em gel, além de parabenizar todos que estavam seguindo o protocolo de segurança e, em contrapartida, colocando em prática o trabalho de conscientização.  

O público teve acesso aos testes por meio de uma triagem feita pelas equipes de saúde, que verificaram a situação dos pacientes, os quais deveriam apresentar os sintomas da doença há pelo menos 14 dias e os encaminhavam diretamente para a próxima equipe, responsável pela testagem. Após a realização dos testes, os pacientes puderam receber uma higienização nos veículos, através da equipe da Selim. Logo em seguida, o público foi orientado a buscar o resultado ainda na própria fila, seguindo em direção à última equipe, responsável por liberar os resultados em aproximadamente 15 minutos e passar as orientações necessárias em caso de testagem positiva. 

Para Edson Mendes, que trouxe a mãe Francisca Martins, de 70 anos, a ação é de grande importância para a população. Logo que soube da iniciativa, não quis perder tempo e, preocupado com a saúde da mãe, dirigiu-se rapidamente ao Drive-Thru. "Essa ação da Secretaria de Saúde é muito importante para o nosso público idoso e os doentes crônicos, pois é necessário que haja uma atenção especial a essas pessoas. Não tenho o que reclamar, pois tudo tem sido muito dinâmico, o tempo de espera não é longo, somos bem atendidos e isso irá gerar bons resultados, porque é uma forma de prevenção", afirmou. 

De acordo com a diretora do Laboratório Central de Parnamirim, Maria Aparecida Feliciano, a iniciativa foi extremamente proveitosa. "Os dois dias foram bem proveitosos. A população tem realmente procurado e nós estamos contando com o apoio de várias secretarias, que estão envolvidas na segurança, organização, higienização e prestando todo apoio a nossa ação. Mudamos algumas questões logísticas avaliadas em relação ao primeiro dia e tudo tem dado certo. O teste rápido que realizamos é para IgG/IgM, que faz a detecção desses anticorpos", disse. 

A diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Pontes, explica a relação dos testes rápidos com o público definido. "Os testes rápidos disponíveis no drive-thru, foram exclusivos apenas para esta ação, direcionada ao público idoso e doentes crônicos, a qual promovemos em virtude de ser o nosso maior grupo de risco. Essa questão foi observada tanto em relação aos óbitos quanto aos internamentos. Nós adquirimos os 1.000 testes rápidos para esta ação, após isso, estarão disponíveis os que o Laboratório Central já estava realizando, o da sorologia e o RT-PCR, dos pacientes encaminhados das Unidades de Saúde", falou.  

Ana Paula explica ainda a importância do registro das notificações. "Não basta o paciente vir apenas fazer o teste, pois também existe todo um sistema de registro por trás. A vigilância epidemiológica fica responsável por coletar todos os dados desses pacientes, que são repassados para o nosso sistema e realizamos o monitoramento de quem é positivo ou negativo, atualizando assim o boletim epidemiológico a partir dessa ficha de notificação", completou. 

Texto: Cinthia Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - Cinthia Oliveira

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+