Notícias Em segunda rodada, Parnamirim abre testagem para toda população - 16/07/2020

Qualquer morador de Parnamirim poderá realizar o exame de testagem rápida para COVID-19, desde que tenha apresentado algum sintoma nos últimos 14 dias. Esse é o critério para que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SESAD), realize a coleta de sangue. A ação está funcionando no modelo drive-thru, o que possibilita atender um maior número de moradores. Nesta quarta-feira (14), os profissionais estão posicionados em frente ao Ginásio Esportivo Ulisses Ávila Neto, em Passagem de Areia.

No primeiro momento os testes foram direcionados para idosos e doentes crônicos. Porém, é preciso atender toda a população de igual modo, uma vez que os jovens, mesmo não sendo classificados como grupo de risco, são potenciais transmissores.

“A Vida é importante para todos”, afirmou a diretora do Laboratório Central de Parnamirim, Dra. Aparecida Feliciano. Segundo ela, a iniciativa foi bem divulgada e os locais estão sendo escolhidos de modo estratégico para que todos tenham acesso à testagem. Vale ressaltar que os pedestres presentes também tiveram seus atendimentos realizados.


Outro fator importante citado pela bioquímica é a qualidade do serviço prestado. “Nosso teste é de qualidade e nossos profissionais, além de muito envolvidos, estão bem treinados e capacitados para atender a demanda”, afirmou. “Estou muito satisfeita e orgulhosa da minha equipe. Os profissionais são diferencias em relação aos estudos e à atualização”, conclui.

É possível constatar que todo esse esforço influencia no resultado, uma vez que o município tem o menor índice de mortalidade por 100 mil habitantes de todo o Estado.

O estudante Alexandro de Souza, de 20 anos, apresentou febre alta e falta de ofato nos últimos dias. Ficou sabendo do drive-thru pelas mídias sociais e não quis deixar passar a oportunidade de realizar o exame. “Eu e minha família seguimos a recomendação do isolamento social, mas me senti mal. Essa iniciativa é muito importante. É bom saber logo qual o nosso estado de saúde para adotar as medidas necessárias“, enfatizou.

A operação continuará amanhã, em Liberdade, e na sexta-feira, no Parque Aristófanes Fernandes, entre 8h e 17h. Ao todo, serão disponibilizados 1.500 testes, distribuídos entre os três dias, no quantitativo de 500 para cada localidade. É necessário apresentar a carteira de identidade e o comprovante de residência do município para realizar o procedimento. Os resultados dos exames são liberados entre 15 e 20 minutos após a coleta do material.

Texto: Andrezza Barros

Fotos: Ana Karina Amaral


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+