Notícias Prefeito sanciona lei que institui Semana da Capoeira em Parnamirim - 17/07/2020

O prefeito Rosano Taveira sancionou a Lei Ordinária nº 2.044 que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Parnamirim, a Semana da Capoeira. A efetivação das festividades foi publicada no Diário Oficial do Município, no dia 7 de julho. 

De acordo com o documento que institui a Lei, a comemoração da Semana da Capoeira será realizada anualmente, e terá como data base o dia 15 de julho. A comemoração tem como objetivo conscientizar a população, acerca da importância da capoeira no cenário nacional.  

Com esta celebração, o poder público, através das secretarias de Educação e Cultura (Semec) e de Esporte e Lazer (Sel), poderá, em conjunto como os capoeiristas do município, realizar anualmente, apresentações culturais, seminários, aulas, palestras, oficinas, jogos desportivos, rodas de capoeira, concursos, entre outros. 

Além dos eventos, a lei também tem como objetivo a realização de pesquisas com a finalidade de mobilização, conscientização e propagação da capoeira, no intuito de promover a prática, pesquisa salvaguarda e incentivo da capoeira enquanto atividade educativa, cultural e de esporte. 

Ainda de acordo com a publicação, a lei reconhece a comunidade Capoeirista como legítima interessada, sendo fundamental a sua prévia consulta em relação a quaisquer proposições e organizações de eventos. Igor Yuri, mestre e organizador de eventos da arte da capoeira nas escolas municipais, comentou sobre a representatividade e importância da Semana da Capoeira. 

“A capoeira tem elementos educacionais que são construídos através da cultura popular. Fico feliz com essa conquista, a lei é um pontapé inicial para que essa arte continue se desenvolvendo. A capoeira contribui através da música, história e relacionamento interpessoal, onde interagem crianças e adultos. Há muitos anos batalhamos pelo reconhecimento. É preciso cada vez mais que a capoeira chegue nas escolas, pois é uma manifestação que nasce dentro do povo, nas comunidades. Entendemos que a inclusão da Semana da Capoeira nos eventos oficiais do município tende a fortalecer cada vez mais esse segmento cultural na cidade”.  

Texto: Ricardo Oliveira 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+