Notícias Câncer de mama: Prefeitura reforça a importância da prevenção - 21/07/2020

O isolamento social mudou significantemente a vida de toda a população. No âmbito da saúde, a pandemia gerou uma sobrecarga em prontos-socorros e hospitais. O medo do contágio fez com que várias pessoas adiassem algumas consultas e exames. Em relação ao câncer de mama, o atraso no diagnóstico interfere totalmente no sucesso do tratamento. Entendendo essa importância e levando em consideração a demanda, a Prefeitura irá disponibilizar, até o fim deste ano, uma Unidade Móvel para realização gratuita de mamografia. Ontem (20), em seu primeiro dia, a equipe que está em Passagem de Areia realizou 56 atendimentos. A unidade estará no bairro até sexta-feira e a expectativa é de atender cerca de 70 mulheres somente no dia de hoje.

“Os números são bons, mas podem melhorar”. Essa foi a observação do funcionário do Grupo Reviver, Vital Garcia. Segundo ele, as pessoas ainda estão com receio de sair de casa devido à COVID-19. Vital reforçou que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, com a disponibilização de álcool em gel, medidor de temperatura e tapete higiênico, além da distribuição de máscara para as mulheres que, por algum motivo, estão sem o equipamento. A equipe também organizou as cadeiras, de modo a manter o distanciamento recomendado.

A Secretária de Saúde, Terezinha Rêgo, reiterou que o foco da prefeitura continua sendo a saúde. “A COVID-19 mata, mas o câncer e outras doenças também. Precisamos olhar e cuidar da saúde como um todo”, disse. De acordo com ela, esse programa de Unidade Móvel será definitivo. A prefeitura pretende dar mais vazão às solicitações antigas e proporcionar um acompanhamento anual à população.

Os atendimentos acontecem de 7h30 às 15h. Confira as datas, os locais em que a Unidade Móvel será mantida ao longo da semana e os bairros de abrangência. É necessário o encaminhamento médico, comprovante de residência de Parnamirim, Identidade, CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto e fotos: Andrezza Barros


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+