Notícias Mamógrafo móvel chega ao Parque Industrial: população agradece a iniciativa - 27/07/2020

A Prefeitura de Parnamirim está iniciando mais uma semana de cuidados com a mulher. Seguindo o cronograma amplamente divulgado, a Unidade Móvel de Saúde chegou, na manhã de hoje (27), no Parque Industrial. Exames de mamografia estão sendo realizados de maneira a atender 70 pacientes por dia. O público-alvo são mulheres de 40 a 69 anos que já tenham o encaminhamento médico. A ação reforça o compromisso da Prefeitura de valorizar e cuidar da saúde pública de forma preventiva, uma vez que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAD), mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame, independente de ter ou não histórico de câncer na família. O objetivo do mutirão é dar celeridade no atendimento das demandas futuras e já existentes. O veículo estará presente em vários locais do município, justamente para facilitar o acesso e proporcionar a todas as mulheres a possibilidade de verificar sua saúde.

A dona de casa Francisca Neta do Nascimento, 54 anos, disse que não tem como explicar a importância de iniciativas como essa. “Eu já aguardava por esse exame faz tempo. Não tenho convênio ou condições de pagar particular. Isso é uma benção. Muitas mulheres querem fazer e às vezes não tem condições”.

Cerca de 30 mulheres estavam presentes no início da manhã de hoje. Todas elas se mostraram gratas com a ação, mantida mesmo em meio a pandemia, e informaram que esse tipo de medida demonstra a preocupação da gestão de Parnamirim com a saúde da população.

As moradoras do município devem ter em mãos o encaminhamento médico, comprovante de residência, Identidade, CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Andrezza Barros

Fotos: Ney Douglas