Notícias Prefeitura agradece e incentiva doadoras do banco de leite - 29/07/2020

 

Vários gestos de solidariedade não foram interrompidos pela pandemia. Muito pelo contrário. O banco de leite humano do Hospital Maternidade Divino Amor tem conseguido manter seu estoque mesmo diante de tantos cuidados e restrições. A Prefeitura agradece a atitude de carinho e dedicação das mães que, além de alimentarem seus bebês, estão salvando a vida de outros. O setor é responsável por suprir as necessidades dos recém-nascidos que estão internados na maternidade e precisam de cuidados especiais. A capacidade atual é de 40 leitos entre Unidade de Terapia Intensiva (UTI), alojamento e médio risco.

A enfermeira, Fabíola Vasconcelos, coordenadora do local, informou que toda e qualquer mulher que esteja amamentando e tenha produção excedente é uma potencial doadora. A mulher deve ser saudável e não usar medicamentos que impeçam a doação.

O serviço existe desde 2011. Até então, somente cinco lugares disponibilizavam esse acompanhamento em todo o Rio Grande do Norte. De acordo com Fabíola, o trabalho tem duas vertentes: a assistência e o processamento. A assistência consiste em dar atendimento e acompanhamento às mães que estão com dificuldades para amamentar, seja por dor, pouco leite, bico invertido e demais situações.

Já o processamento, engloba todas as etapas que o leite materno precisa passar até estar pronto para o consumo e vai desde a coleta, passando pela pasteurização e classificação de lote, validade e Kcal.

Para facilitar, a equipe disponibiliza uma coleta na própria residência das doadoras, todas as quartas e sextas-feiras, ou seja, duas vezes por semana. As medidas de segurança que já eram utilizadas foram intensificadas em decorrência do coronavírus. São disponibilizados frascos esterilizados, gorros, etiquetas e todo o aparato necessário pra auxiliar e garantir que o procedimento seja realizado de forma segura. A coleta também poderá ser realizada no próprio banco de leite.

Segundo a bancária Adriene Tavares, de 35 anos, seus dias de amamentação estão sendo vencidos graças às instruções da equipe. “Não fui bem orientada no meu pré-natal”, concluiu.

O leite materno é o melhor alimento para garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os seis meses de idade. Rico em proteínas, vitaminas, anticorpos, gorduras e água, ele é essencial para o bom desenvolvimento da criança.


SERVIÇO
Banco de Leite Humano funciona no Hospital Maternidade Divino Amor
Endereço: Av. Tenente Medeiros, 145 – Centro
Horário: Segunda a sexta-feira – Das 07 às 19h
Telefone: (84) 3272.4367


Texto e fotos: Andrezza Barros


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+