Notícias Prefeitura realiza vacinação antirrábica - 01/08/2020

 
A manhã deste sábado (1) seguiu bastante movimentada, pois o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deu continuidade à pré-campanha de vacinação antirrábica. Com isso, donos de cães e gatos dirigiram-se aos principais pontos de vacinação espalhados pela cidade para proteger seus animais contra a raiva, uma doença infecciosa viral aguda, que acomete animais mamíferos, e pode ser transmitida ao homem. Mas, a Prefeitura também realizou barreiras sanitárias na praia de Cotovelo, dando início, com distribuição de máscaras, álcool e desinfecção dos veículos.

A vacinação de cães e gatos ocorreu de 8h às 12h, no CCZ, em Cajupiranga; No Mundo Pet Rações, em Boa Esperança e em condomínios de Nova Parnamirim. O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Josivan Gomes, explica o cronograma da campanha. "Nós realizaremos o dia D em 24 de outubro, em todos os polos de Parnamirim, durante todo o dia. Os nossos pontos serão escolas, Unidades de Saúde e Pet Shops. A nossa meta é vacinar 31 mil animais do município, entre cães e gatos", disse. 

A veterinária do CCZ, Priscila Faria, explica a importância da vacina para os pets. "Como a raiva é uma zoonose, existe a preocupação da doença atingir também os seres humanos, então o bloqueio acontece através dos animais domésticos, que é a melhor prevenção. Cães e gatos a partir dos 3 meses de idade, sem comorbidades ou problemas de saúde limitantes, podem ser vacinados", falou. 

Victoria Clara, dona de um cão da raça Rottweiler, não perdeu tempo e logo se dirigiu ao ponto mais próximo da sua casa. Ela conta como soube da pré-campanha de vacinação e avalia a ação. "Logo que fiquei sabendo da campanha através das redes sociais, me dirigi ao pet shop, que é um dos pontos. É uma ação interessante, porque além de nós, temos que cuidar também dos nossos animais. Essa movimentação nos bairros é muito importante, porque irá contemplar vários animais.", afirmou. 

A campanha segue a partir da próxima segunda (3) até sexta-feira (7), a vacinação será disponibilizada em pontos de apoio em diferentes bairros de Parnamirim. Confira a programação completa:

Segunda à sexta (3 à 7/08) – 7h às 13h

Pontos de Apoio (PA):

- Parque Industrial: Rua Aeroporto do Galeão,52;

- Nova Parnamirim: Av. dos Eucaliptos, 62;

-Pirangi do Norte: Praça São Sebastião;

- Cohabinal: Rua Padre João Maria,17;

- Santa Tereza: UBS, Rua Honório Martiniano da Silva, 370.


Texto: Cintia Oliveira

Fotos: Ana Karina Amaral

 

 

 

Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+