Notícias Sesad avança com processo de informatização das unidades de saúde - 07/08/2020

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) e do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI), segue avançando com o processo de informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Até o momento 69 computadores já foram instalados e praticamente todas as unidades contam com acesso à internet. Em breve mis equipamentos serão entregues. 

De acordo com a secretária de saúde municipal, Terezinha Rêgo, o trabalho de informatização das unidades é muito importante, pois garante, entre outros aspectos, a qualificação e a segurança das informações produzidas.  

Ainda segundo ela, o uso da tecnologia em favor da saúde municipal permite ainda outros avanços, como: um sistema de assistência farmacêutica em rede, facilitando o acesso do usuário ao medicamento e o controle de dispensação; melhoria no acompanhamento nos ciclos de vida dos pacientes; melhoria do acompanhamento dos indicadores de saúde; dados qualificados para subsidiar o planejamento das ações, como alocações de veículos. 

“São inúmeros benefícios. A economia com a informatização é algo incalculável. Um grande avanço para o município”, destacou a titular da pasta da saúde municipal. 
O processo de informação das UBSs do município vem acontecendo deste o ano passado, a partir de duas frentes de trabalho. A primeira diz respeito à adesão municipal ao Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde – Informatiza APS, do Ministério da Saúde.

Instituído pela Portaria nº 2.983, de 11 de novembro de 2019, o programa tem como objetivo informatizar todas as equipes de Saúde da Família - eSF e equipes de Atenção Primária à Saúde - eAP do país e de qualificar os dados em saúde dos municípios, estabelecendo incentivo financeiro federal mensal aos municípios que aderiram ao programa.

A outra frente diz respeito ao Projeto Parnamirim Mais Segura, que tem como objetivo melhorar a segurança do município através de câmeras de monitoramento com sistemas inteligentes que, também, contribui com ações em segurança do trânsito e mobilidade no município.

O projeto vem realizando a conexão, via rede de fibra ótica, entre todas as unidades de saúde neste, especialmente s período da pandemia do novo Coronavírus, incluindo Hospital Marcio Marinho, UPA de Nova Esperança e o Hospital de Campanha.

A rede Giga Parnamirim conta hoje com mais de 70km de fibra ótica e está sendo expandida, atendendo as demandas dos prédios e unidades administrativas, além de pontos de monitoramento eletrônico. 

Programa Saúde na Hora

Outra iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde versa sobre o Programa Saúde na Hora, que amplia o horário de funcionamento das UBSs para 60 horas semanais. Atualmente, as unidades de Jardim Planalto e Boa Esperança, totalmente informatizadas, estão concluindo o processo de adaptação do novo sistema de funcionamento, previsto para ter início na próxima segunda-feira (10), passando a funcionar de 7h às 19h, de segunda à sexta. 

Para Terezinha Rêgo, as unidades com horário estendido aumentam a oferta dos serviços de saúde à população, reduzindo os atendimentos nos serviços de urgência. “A adesão deste programa no município fortalece a Atenção Primária a gestão do cuidado, o acesso aos serviços a assistência com maior resolutividade”, destacou a secretária, adiantando que em breve outras unidades também passarão a aderir o novo sistema. 


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+