Notícias Comitê gestor se reúne para debater retomada das aulas - 12/08/2020

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou, nesta quarta-feira (12), de forma remota, a primeira reunião do comitê gestor de retorno às aulas. O comitê é formado por representantes de vários segmentos da sociedade, como pais, estudantes, professores, gestores, coordenadores, além da Promotoria da Educação, do Comdica e das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Planejamento e Finanças, Segurança e Mobilidade Urbana e da própria Semec. 

De acordo com a secretária Justina Iva, a reunião teve como objetivo apresentar um panorama geral da situação do município, tomando por base o acompanhamento, sobre a pandemia, feito pela Secretaria de Saúde, além das medidas que a pasta da educação vem adotando em meio ao enfrentamento da Covid-19.

Justina explica que mesmo quando as aulas estiveram suspensas, várias ações foram adotadas visando à preparação das escolas para esta nova realidade. Segundo ela, a partir de orientações repassadas pelo Ministério da Educação (MEC) foi elaborado um plano de orientação para que as escolas pudessem rever seus Projetos Políticos Pedagógicos e assim se adaptarem para a retomada das aulas de forma não presencial.

“Além disso, realizamos uma série de reuniões remotas, buscando diálogo com a comunidade escolar, no que diz respeito a uma preparação sócio-emocional”, destacou a secretária.

Sobre a possibilidade de retomada das aulas de forma presencial, Justina Iva acrescenta que a secretaria está trabalhando em consonância com o comitê científico da Secretaria de Saúde e avaliando todas as possibilidades.

“Além do comitê científico, estamos consultando os pais, professores e outros segmentos da sociedade para tomarmos todas as decisões de forma segura, visando à integridade da saúde em primeiro lugar. “Estamos montando um protocolo para quando for possível receber os alunos nas escolas, mas por enquanto ainda não sabemos quando isso será possível”, disse.   

De antemão, a secretária acrescenta que a partir da próxima semana os alunos da rede municipal poderão contar com uma grande novidade. A partir de uma parceria feita com a Band TV, as aulas poderão ser transmitidas através de um canal exclusivo. 

“Realizamos uma pesquisa e chegamos a conclusão que a forma mais inclusiva de realizarmos as nossas aulas de forma remota é através de vídeo aulas transmitidas pela televisão, visto que nem todos os alunos tem acesso à internet”, destacou.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+