Notícias Funpac: Edital Patrimônio e Cultura Popular - 21/10/2020

O Edital de Patrimônio e Cultura Popular de Parnamirim - Lei Aldir Blanc é mais uma das ações desenvolvidas pela Funpac, a qual dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública em virtude da epidemia da Covid-19. 

A iniciativa visa realizar mais uma seleção pública de artistas e fazedores da cultura, exclusivamente parnamirinenses, ou que tenham sua residência no município e proponham a produção de conteúdo artístico e cultural sobre a cultura tradicional popular em qualquer expressão artística ou intelectual, apresentados em qualquer tipo de suporte, formato, linguagem artística ou mídia. 

Serão selecionadas 25 propostas culturais de preservação do patrimônio cultural parnamirinense e de grupos, coletivos e outras expressões da cultura popular que já possuam uma realização continuada de práticas, atividades e projetos nos campos da cultura e da arte. Cada uma delas receberá o valor de R$ 5.000,00. Todos os proponentes devem estar anteriormente incluídos no Cadastro Cultural de Parnamirim. 

As propostas podem ser remetidas em uma das categorias: 

GRUPOS DE TRADIÇÃO E PROJEÇÃO, E OUTRAS EXPRESSÕES DA CULTURA TRADICIONAL POPULAR: 

  • Grupos formados espontaneamente por membros de uma comunidade que são reconhecidos pelo LEGADO ANCESTRAL de práticas, saberes e fazeres relacionados diretamente ao patrimônio cultural imaterial, com a preservação e transmissão da cultura tradicional de Parnamirim. 

  • Grupos de trabalhos artísticos, criados e apresentados a partir de estudos e pesquisas das manifestações tradicionais, a fim de promover, valorizar e difundir danças e folguedos da cultura tradicional popular. Diferenciam-se dos grupos populares tradicionais, principalmente, pela forma de transmissão e objetivo estético, sob a direção de um coreógrafo ou pesquisador, com propósito artístico.  

  • Outras expressões tradicionais não relacionadas aos ciclos (carnaval, Paixão de Cristo, junino e natal). 

 

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL PARNAMIRINENSE: 

  • Ações e projetos voltados ao patrimônio cultural parnamirinense dentro da perspectiva da preservação e difusão de acervos para a história, a memória da museologia social e do turismo comunitário (social e cultural), que impulsionam a identificação, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, além da preservação da memória social de grupos, de povos tradicionais e de comunidades que se diferenciam por características sociais, históricas e culturais. 

 

As propostas culturais produzidas podem relacionar uma ou mais linguagens artísticas ou segmentos culturais, como música, teatro, dança, circo, literatura, cultura alimentar, audiovisual, artes visuais, humor, moda, cultura popular e tradicional, entre outras, em formato presencial ou digital. 

As inscrições podem ser feitas de forma gratuita e exclusiva pelo sítio eletrônico www.culturadeparnamirim.org, até o dia 8 de novembro. 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+