Notícias Escolas da rede municipal elevam índices no IDEB - 21/10/2020

Uma análise realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) constatou que das 67 escolas da rede municipal, 15 avançaram em suas médias no Indicador de Qualidade da Educação Básica (IDEB) entre os anos de 2017 e 2019, e conseguiram inclusive alcançar e/ou superar a meta estabelecida para 2019. 

O IDEB é calculado de acordo com dois componentes: a taxa de rendimento escolar compilada pelo índice de aprovação e as médias de desenvolvimento no exame, atualmente denominadas como Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).  

 Dados divulgados no dia 15 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apontaram que, Parnamirim está ocupando a 2° colocação entre as cidades da região metropolitana de Natal no Indicador de Qualidade da Educação Básica (IDEB) referente aos anos iniciais (1° ao 5° ano) e finais (6° ao 9° ano), ficando atrás apenas das cidades de Extremoz e Goianinha, respectivamente. 

Em 2019, foi observado que 40% das escolas avaliadas nos anos iniciais, conseguiram alcançar a meta projetada. Um dos destaques na avaliação do IDEB, foi a Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, a qual obteve o crescimento de 1.3 na avaliação, saindo de 4.0 pontos para 5.3, superando a meta estabelecida no mesmo ano. 

A Escola Municipal Maria do Céu Fernandes também superou a meta estabelecida para o ano de 2019 nos anos finais e obteve o crescimento, em dois anos, de 1.5, enquanto a meta estipulada para o período era de 0.2.  Da mesma forma ocorreu na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, onde a média alcançada no IDEB em 2019 chegou a 5.5 nos anos iniciais e 5.1 nos finais. 
 

Texto: Cinthia Oliveira


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+