Notícias Novembro Azul: mês de conscientização e cuidados com a saúde do homem - 03/11/2020

O mês de novembro é nacionalmente conhecido como o período de maior atenção à saúde do homem, em especial, no que se refere aos fatores que podem levar ao câncer de próstata. Em Parnamirim a Secretaria de Saúde (Sesad) deve realizar diversas atividades com foco na conscientização da necessidade de cuidados que o público masculino, por vezes e por diversos motivos e justificativas, ignora.  

As iniciativas a serem executadas visam atender o homem em todos os seus aspectos, verificando inclusive as fragilidades que podem desencadear problemas futuros. As unidades básicas de saúde desenvolverão ações voltadas à prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, assim como rodas de diálogo, nas salas de espera, sobre os diferentes tipos da patologia, como o de boca, pênis e mama; solicitações de exames laboratoriais para investigar a saúde dos pacientes; e atualização da caderneta de vacinação do adulto. 

Serão realizados, por exemplo, no decorrer do mês de novembro, testes de sífilis, hepatites e HIV; prevenção, diagnóstico e tratamento da Hanseníase, Tuberculose e arboviroses; acompanhamento dos hipertensos, diabéticos e cardiopatas; e ações de prevenção ao suicídio e depressão. De acordo com o Ministério da Saúde, apesar de a campanha ter começado no Brasil com uma abordagem voltada ao câncer de próstata, ela foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos. 


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+