Notícias SESAD realiza ações alusivas ao Dia Nacional de Combate à Tuberculose - 17/11/2020

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Tuberculose (17 de novembro) a Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) está intensificando em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS), as ações preventivas contra a doença.

Durante toda esta semana (16 à 20 de novembro) as UBS’s estão realizando palestras na sala de espera, entrega de material informativo e outras atividades. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e tratamento correto da doença.

A programação também contou com a visita da secretária de Saúde, Terezinha Rêgo; a adjunta, Luciana Guimarães, e outros profissionais da Secretária de Saúde às Unidades Básicas e realizaram sorteio de brindes entre os profissionais envolvidos nas Campanhas contra a Tuberculose e Novembro Azul.

De acordo com Luciana Guimarães, em 2020 o município contabilizou 69 casos da doença, e 84 curas desde 2019. “É muito importante que as pessoas estejam atentas aos primeiros sintomas e que ao serem diagnosticadas com a doença concluam o tratamento corretamente, que tem duração de 6 a 9 meses”, ressaltou.

A tuberculose é contagiosa e os principais sintomas são dores no peito, tosse com mais de três semanas, falta de ar, perda de peso e cansaço excessivo, febre baixa (principalmente durante a noite), sudorese noturna e perda de apetite.

Em Parnamirim, ao identificar os primeiros sintomas o cidadão pode se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima para realizar o exame de baciloscopia. No caso de pessoas que tiveram contato com alguém infectado, o médico da mesma Unidade vai encaminhar o paciente para realizar o teste tuberculínico (PPD) na UBS do Centro.

 


Postado Por: JULIANA GRACE NOBREGA DE MEDEIROS
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+