Notícias Semec avalia retorno às aulas e apresenta melhorias na rede pública de educação - 18/11/2020

As aulas presenciais, suspensas em Parnamirim desde meados de março fizeram com que a Secretaria Municipal de Educação estabelecesse um esquema especial de atendimento da rede municipal de alunos, que passa dos 27.000 alunos. Para discorrer sobre esse assunto e diversas outras temáticas, a professora e secretária titular da pasta, Justina Iva, concedeu entrevista ao jornalista Marciano Costa, nas dependências da Semec. 

Perguntada sobre o retorno às atividades escolares, a secretária disse que o setor está avaliando a volta às aulas a partir de fevereiro de 2021, com o sistema híbrido (aulas presenciais e online, como a ‘TeleAula’, e distribuição de material impresso). Segundo ela, apesar da pandemia do novo Coronavírus e dos transtornos que o corpo escolar tem passado, Parnamirim tem motivos que mantém acesa a esperança dos alunos e pais em uma educação cada vez melhor. Um deles é uma importante ação que foi executada de forma pioneira no estado e está beneficiando até mesmo alunos de outros municípios, a TeleAula Parnamirim. 

Justina explica a importância das aulas remotas: "A contratação do serviço se deu pela necessidade de alcançar todos os alunos da rede municipal. Após uma pesquisa, concluímos que o meio mais acessível aos alunos, é a televisão. Muitos ainda não possuíam internet banda larga, ferramentas tecnológicas e, observando isso, decidimos adotar o novo formato. Nosso compromisso é 'nenhum aluno a menos', garantindo aos estudantes através da Constituição, o direito e o acesso à educação". 

As escolas e alunos também apresentaram motivos pelos quais os parnamirinenses podem se orgulhar.  A Brigadeiro Eduardo Gomes conquistou o prêmio IPL (Instituto Pró-Livro) – Retratos da Leitura – de melhor biblioteca escolar do Brasil. A concorrência se deu na categoria que teve o maior número de representantes, mais de 100 instituições, entre bibliotecas públicas, comunitárias e escolares, de todo o país. Além da premiação, diversos projetos executados pelos próprios alunos, como saraus virtuais, e o Rio de Leitura, da Secretaria de Educação e Cultura, proporcionaram esperança, alegria e tranquilidade para as pessoas em meio a pandemia. A ação ‘Um Toque de Poesia’, é composta por alunos do 8º e 9º anos. Os estudantes entravam em contato com as pessoas, sob a supervisão da mediadora, a professora Valéria Vaz. Outra iniciativa de encher os olhos foi o compartilhamento de experiências literárias pelas redes sociais. De acordo com a secretária, 8 escolas de Parnamirim também foram premiadas institucionalmente por meio do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), por administrarem bem os recursos.

O programa “Fora da Escola Não Pode” é mais uma iniciativa sem precedentes, que visa não deixar nenhuma criança sem ir à escola, por intermédio das escolas da rede privada, que absorvem os alunos matriculados na rede pública em número superior à capacidade das escolas do município. De acordo com a Semec as escolas estavam há cerca de 12 anos sem manutenção e a Prefeitura tem trabalhado na estruturação das unidades para receber os alunos em 2021. Concluída a fase de manutenção, a semec segue a preparação também para contratar porteiros noturnos para todas as escolas, câmeras de monitoramento nas escolas já estão sendo adquiridas e, através de um TAC com o Ministério Público da Educação, teremos 10 motos fazendo rondas nas escolas, todas ações que visam combater os arrombamentos às escolas.

“Já adquirimos mil ventiladores e renovamos o mobiliário de toda a rede escolar. Todos os 26 Cmeis receberam mesas para educação infantil, parques infantis com brinquedos e foram adquiridos refeitórios para as escolas que têm alunos até 10 anos de idade ao 5º ano” disse.  De acordo com a última atualização, publicada no Diário Oficial do Município, as aulas da rede pública municipal seguem suspensas, pelo menos até o próximo dia 4 de dezembro.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+